Este site é pessoal e tem o foco principal, nas notícias e fatos de interesse de nosso povo e das nossas coisas. Então, significa que não temos equipe e nem tempo para informar tudo o que acontece em Baião e região, ficando ao nosso critério divulgar as informações mais relevantes.
"Vote na enquete, assista os vídeos, deixe seu comentário e divirta-se."

sábado, 25 de fevereiro de 2012

EDIÇÃO Nº 23 FEVEREIRO DE 2012


FOTO AÉREA DA CIDADE
MOCAJUBA RECEBE O CORREIO BAIONENSE
Com objetivo de melhor atender á sociedade com informações de qualidade  e divulgar as notícias da região tocantina, desde a edição de janeiro desse ano, nosso jornal passou a circular na cidade de Mocajuba; com isso, além de Baião, o CORREIO BAIONENSE está disponível  em Belém, na banca de revista do ALVINHO, na avenida Presidente vargas. 
Agora você pode fazer uma  assinatura anual do jornal Correio Baionense, no valor de R$ 12,00 (doze reais) e  você receberá em sua casa, loja, etc.., durante doze meses, um exemplar em primeira mão. Para fazer assinaturas ou publicidade, Ligue: 8870-0975 / 3795-1258.  
FORMATURA DOS ALUNOS DO MÓDULO DA VILA DE CALADOS
Com uma belíssima festa de formatura, os alunos matriculados na vila de Calados do Sistema Modular de Ensino-SOME, ligados à escola Francisca N. C Ramos, comemoraram dia 18/02, o término do curso de nível médio. Houve uma missa em ações de graça, discurso de autoridades, anéis de formatura e encerraram com um baile dançante ao som do grupo “RR Saudade”.
Estiveram presentes o  prefeito de Baião, Nilton Lopes de Farias, Maria Moura representando  a SEDUC, a coordenadora do SOME Simone castro, a coordenadora da escola Maria Beverli e as  professoras Talita Brito, Maria de Lourdes, Nazarena Leite, Roseli e representando o pároco de Baião, Fábio.
A formatura foi possível devido o apoio da prefeitura municipal de Baião, e do  professor Arilson Lopes, Maria Moura, professora Talita e também do  Salão do Sandro.

CANTOR SILVAN SANTOS EM BAIÃO
Silvan Silva Santos, nascido em 16/09/1972, em  Imperatriz maranhão, em um hospital que não existe mais. Filho único do primeiro casamento de dona Rosalina Araujo da silva e Cícero Felix dos Santos; É irmão de mais três filhos do segundo casamento de dona Rosalina e Manoel Morais da Silva.
Silvan Santos nunca viu o pai biológico, pois ele ainda estava no ventre de sua mãe quando ocorreu a separação do casal. Esse acontecimento, dentre outros, fez com que Silvan Santos não tivesse uma infância feliz, pois foram poucas as vezes, como se lembra, que brincou de carrinho, de bola ou de outras brincadeiras de criança. Mas como diz o adágio popular espinho que fura de pequeno traz a ponta, sua mãe afirma  que o dom de cantar já se manifestava desde criança, as vezes  assoviava ou cantarolava alguns trechos de musicas daquela época.
Silvan Santos cresceu num ambiente de rejeição, pobreza e sob as agressões do padrasto. Diante disso sua avó o toma para criar-lo e aos dez anos de idade o devolve para sua mãe que agora, evangélica e professora, certamente poderia lhe proporcionar uma melhor educação, dizia ela. No entanto, tempos piores na vida deste menino ainda estavam por vir. Sua presença em casa, em frente da TV, no jantar ou mesmo dormindo era motivo de incomodo para seu padrasto.
A situação tornou-se tão insustentável que Silvan, como era chamado, fugiu de casa e foi morar nas ruas, passou dormir em bancos de praças e tinha uma ambulância velha e fora de uso em uma oficina da prefeitura que o menino Silvan dormiu muitas vezes dentro dela. Capinar quintais, limpar lanchonetes era algumas das formas de trabalho que Silvan exercitava para ganhar uns trocados e comer restos de coxinhas, pasteis, bolos e outros, se sobrasse, claro.
Porém, Deus entrou na sua historia pra mudá-la, e como tudo mudou. Deus o salvou e lhe deu um ministério provado feito com lagrimas, oração, menosprezo, poeira e chão, no entanto, lindo aprovado e abençoador. 
Em outubro Silvan Santos estará se apresentando em Baião, no templo central da Assembléia de Deus na pré-inauguração do templo.


FOTO AÉREA DA CIDADE
A HISTÓRIA DE MOCAJUBA
A história de Mocajuba remonta a Ocupação Colonial na Amazônia Brasileira pelos portugueses. Logo após a fundação da cidade de Belém, capital do Pará, atualmente, os colonizadores portugueses, atraídos pelas riquezas da região do Rio Tocantins, onde localiza-se atualmente a sede da cidade e muitas de suas vilas, dominam a calha do Tocantins. Na realidade, o rio é o único acesso ao interior da região. É seguindo o rio que os colonizadores tomam posse das terras, dentro de uma lógica geopolítica que é operada dentro dos tratados internacionais da época. Mas os militares portugueses não agiam sozinhos neste processo de conquista e expansão. Eles contam com forte participação da igreja católica .Um contexto de muitas lutas entre portugueses, franceses e holandeses empenhados na conquista da Calha Amazônica. Esse é um elemento determinante para a história local.
Na região hoje chamada "baixo tocantins", a cidade de Cametá, que é hoje cidade vizinha, têm especial relevância. De Cametá, saíram varias expedições exploratórias, como a de Pedro Teixeira em 1673, com o Padre Antônio Vieira. Foi estabelecido o núcleo central de colonização regional, tendo como liderança o Frei Cristóvão de São José, religioso dos Padres Capuchos da Ordem de Santo Antônio. Ele inicia a conversão cultural dos índios Tupinambás na região, mas especificamente os Camutás. A estratégia fundamental era atrair os indígenas de suas aldeias para a margem dos rios e assim fundaram-se muitas localidades. Ora pela força, ora pelo etnocídio e conversão cultural. O forte contato de portugueses (brancos) com os indígenas origina o caboclo, etnia mais comum na região.                                   Continua na próxima edição...

SOCIEDADE EM MOCAJUBA
Dia 25/02 a família fez festa  para Joyce Lisboa , filha de João Luis e Maria Aparecida, pelo aniversário dela ocorrido dia 18/02. A familia de seus pais e amigos de ambos, compareceram para comemorar. 
NOVA RÁDIO NA CIDADE
A grande sensação do momento em Mocajuba é a nova emissora de FM “Rádio Cidade na frequência 92,3 Mhz”, com  destaque para o programa “ Bom Dia Cidade” que é apresentado todos os dias de 08h ás 11h, na locução de Denis Rodrigues (foto).
O sucesso alcançou grande parte da região tocantina, pois a emissora têm audiência em Mocajuba, Baião, Cametá, Oeiras do Pará e Moju.

COLÔNIA Z-35 EM AÇÃO
Depois de muita confusão que deu até em cassação de um deputado estadual, a colônia Z-35 de Mocajuba realizou no início do mês de fevereiro, as assinaturas  do seguro defeso.
Segundo o presidente da entidade,  Luiz, tudo correu bem e logo os associados estarão recebendo.



CORREIO BAIONENSE PRODUÇÕES
CHEGOU EM  MOCAJUBA. A NOVA  OPÇÃO
PARA VOCÊ  REGISTRAR  SEU EVENTO COM: 
FOTOGRAFIAS, FILMAGENS, SLIDE SHOW,
 ANIVERSÁRIOS, CASAMENTOS, COLAÇÃO,
E TAMBÉM, SUA LOJA.  CONTAMOS TAMBÉM
COM A  PUBLICAÇÃO NO
 JORNAL CORREIO BAIONENSE.
FALE CONOSCO PELOS FONE
(91)-8870-0975-(91)-37951258.
CONOSCO SEU EVENTO VAI SER UM SHOW!



MOCAJUBA NEWS
Aqui, os fatos e acontecimentos marcantes da comunidade Mocajubense terão espaço garantido para sua divulgação.

TIM  x OI, QUAL É A PIOR ?
Uma das primeiras coisas que constatamos em Mocajuba, foi que a população Mocajubense sofre da mesma maneira com os serviços das operadoras de telefonia celular. O problema é a sobrecarga do sistema, e  já foi constatado pelo Ministério público federal na cidade de Altamira, que é atendida pela TIM. Em Baião, não é diferente, pois tenta funcionar é a OI! Valha-nos quem?
BLOCO CURUPIRA  DANÇOU
Na esperança de arrecadar fundos para que o bloco desfila-se na avenida, o bloco de carnaval Curupira promoveu  um bingo que não aconteceu, devido uma tentativa de fraude que foi descoberta a tempo. Com isso, todo mundo foi ressarcido com os R$ 20,00 pagos e o prejuízo ficou com a agremiação.
TROFÉU DA ÁGUA
 O abastecimento de  água em Mocajuba ainda é servido com águas do rio Tocantins que não tem qualidade e faz com que a cidade seja a maior consumidora de água mineral  do baixo Tocantins.
ESTRADAS PERIGOSAS
Um grande perigo ronda os usuários da PA-151 no trecho do Meruú em que possuem lombadas e tem sido ponto de constantes assaltos.
Outro local preferido pelos bandidos, são as 2 primeiras pontes  no sentido Mocajuba -Baião, pois elas estão com várias peças de madeiras soltas, e também, que as cabeças das mesmas são muito alta, fazendo com que os motoristas reduzam a velocidade e sejam alvo fácil dos meliantes.
Durante o carnaval, a polícia realizou rondas constantes no Merúu. Resta saber, se  após esse período, esse serviço vão continuar.



EM SOCIEDADE

No dia 28/01, foi comemorado o 2º aninho de ENZO KAYKY, filho da professora Rosinéia & Leno Lousada. Seus pais e seu irmão Rijam Luiz, recepcionaram os convidados , amigos e parentes no bar do Fábio que estava decorado com o tema dos palhaços Patatí & Patatá.

 15 ANOS DA BETHÂNIA
Aconteceu dia 28 de janeiro no barracão de Santa Ana, o baile em comemoração aos 15 anos de Maria Bethânia. A aniversariante é filha de Raimundo Lobo Moreira (raimundinho) e Bernadete da Conceição. Familiares e amigos se fizeram-se presentes. Ao final  da festa, foi feito um brinde coletivo regado a champanhe.

COLAÇÃO DE TEREZA COUTO
Colou grau no curso de Letras pelo Centro Educacional Eliã - CEEL, Tereza Couto da Rocha. A cerimônia foi realizada dia 21/01 no Complexo Boca Livre, seus pais Dilton Rocha e Maria José e seu filho Lucas, comemoraram a colação, acompanhados de amigos e demais familiares.

MISSA CONVITE
Lacy S.Simões (esposa), seus filhos Edna, Edson, Edivaldo, Edmilson, Francisco Evaldo, Edinaldo, Edilson, Fernanda e Elis Regina, irmãos, compadres, parentes e amigos, convidam para missa do 1º ano de falecimento do nosso amado FRANCISCO NOGUEIRA RAMOS, que acontecerá dia 07 de abril (sábado) ás 18h, na igreja Matriz de Santo Antônio de Pádua. Agradecemos a todos os que comparecerem a esse ato de fé.

VEREADOR RENIVALDO LEMOS & FAMÍLIA
A família do vereador Renivaldo Lemos, participou da alegria  da jovem  Maria Bethânia que completou 15 anos. Ela é filha do mestre Raimundinho e da Bernadete.
O vereador deseja que a aniversariante seja feliz e que tenha sucesso no decorrer da sua vida.  São seus sinceros votos.

FELIZ ANIVERSÁRIO ADRIANA
A professora Francisca Nonato, acompanhada de seu marido Ricardo (Bujaraca), participaram da festa de aniversário de sua  afilhada  Adriana  Arnaud, no dia 14 / 02.

PARABÉNS ANNE FABI
Com uma belíssima decoração realizada pela Sonhos Decorações & Eventos, inspirada no personagem “Smilinguido”, foi comemorado o 2º aniversário de Anne Fabi, seus pais Fábio F.Garcia e Romilda Bordo e sua avó, Remilda Bordo de Freitas, reuniram a família e amigos para comemorarem a data.

ANIVERSÁRIO DE ADRIANA ARNAUD
Adriana Arnaud comemorou na intimidade a passagem de seu aniversário, dia 14 de fevereiro, no salão do Fábio. Seu pai, professor Dilson Serrão comandou as comemorações que contou com a presença  de amigos e parentes. Parabéns.

HOMENAGEM A FRANCISCO RAMOS
O secretário municipal de Meio Ambiente Dinho Ramos e sua irmã Edna Ramos, participaram das homenagens prestadas ao ex-prefeito Francisco Ramos, durante a inauguração do trapiche municipal que leva o nome de seu falecido pai.

As micro empresárias da Sonhos Decoração & Eventos,
Jorgete & Nice, comemoraram a conclusão do curso superior de  Pedagogia pelo Centro Educacional Eliã-CEEL, com festa dia 21/01,no Complexo Boca Livre e contou com a presença de familiares e amigos. A luxuosa decoração foi realizada pela empresa delas.