Este site é pessoal e tem o foco principal, nas notícias e fatos de interesse de nosso povo e das nossas coisas. Então, significa que não temos equipe e nem tempo para informar tudo o que acontece em Baião e região, ficando ao nosso critério divulgar as informações mais relevantes.
"Vote na enquete, assista os vídeos, deixe seu comentário e divirta-se."

sábado, 8 de agosto de 2015

PONTE SOBRE O RIO IGARAPÉ MIRI

PONTE SOBRE  O RIO IGARAPÉ MIRI
Sonho que virou realidade

Este mês, a obra da construção da nova estrutura alcançou 98%. E nesta semana, a pista da ponte já começou a receber a última camada de asfalto. Agora, restam apenas os últimos ajustes na iluminação,
Foto: André Ramos

 Diferente do sistema de proteção flutuante da ponte no Rio Capim, Luiz Duarte explica que os dolfins que estão sendo instalados na ponte de Igarapé-Miri são fixos. “É um sistema de treliça que interliga os blocos, revestido com madeira e que pode trocar quando houver necessidade. 

Diferente do sistema de proteção flutuante da ponte no Rio Capim, Luiz Duarte explica que os dolfins que estão sendo instalados na ponte de Igarapé-Miri são fixos. “É um sistema de treliça que interliga os blocos, revestido com madeira e que pode trocar quando houver necessidade. 

Isso protege os pilares que estão na água caso haja algum choque de embarcações na ponte. Todo o impacto é absorvido por esse sistema, o que garantirá ainda mais a segurança dessa estrutura”, explica o engenheiro. Fora isso, a estrutura ainda foi projetada como vão livre, com base na maior maré dos últimos 30 anos.  



Quanto ao sistema de iluminação, Luiz Duarte explica que já foram instaladas as placas que captam a energia solar. “Elas são capazes de carregar as baterias que fornecem a energia para as lâmpadas. Com isso, as lâmpadas vão ligar e desligar automaticamente”, explica. Contudo, o engenheiro acrescenta que o novo sistema ainda passará por testes. “Quando finalizarmos a instalação das baterias, vamos testar uma por uma até que tudo funcione da forma correta”, garante.

 

Obra - Orçada em R$ 60.771.629,04, a nova estrutura terá 560 metros de extensão e mais 200 metros de rampa de encontro. Atualmente, o transporte ocorre através da travessia via balsas rebocáveis. Além do sistema de iluminação solar, a estrutura contará com sistema de proteção dos pilares, os “dolfins”, para evitar possíveis impactos com embarcações que navegam no rio Igarapé-Miri. Segundo a Secretaria de Transportes, ao todo, o trabalho mobilizou mais de duzentos funcionários. Destes, cerca de 90% são moradores da região.

Com Informações: Amanda Engelke -
"Secretaria de Estado de Comunicação". Agência Pará de Notícias




sexta-feira, 7 de agosto de 2015

SEMANA ESTUDANTIL DE MOCAJUBA TERMINA EM CONFUSÃO

SEMANA ESTUDANTIL DE MOCAJUBA TERMINA EM CONFUSÃO
A 40ª Semana estudantil mocajubense terminou de maneira insossa, os times reclamando que não receberam o prêmio em dinheiro como havia sido combinado e a população ficou revoltada com o triste fim da competição.
Acesse e leia mais em:

 http://amazonidas.blogspot.com.br/2015/08/oh-gente-sei-que-devo-satisfacoes-voces.html

SEMANA ESTUDANTIL DE ARAQUEMBAUA

SEMANA ESTUDANTIL DE ARAQUEMBAUA
A XI semana Estudantil de Araquembaua ocorreu de 26 a 2 de agosto. e foi organizada por Joel Lucas, Suelem de Jesus e Adair Pastana.
Equipe da  Vila da Baixinha, vice-campeã

O evento agregou time das localidades de Baixinha, Taperuçu, Umarizal e Cupu, contando ainda com a participação de jogadores provenientes das comunidades de Igarapé Preto, São Bernardo, França, Umarizal e Joana Peres. Na opinião da comunidade e participantes foi a melhor semana estudantil que já ocorreu.
Equipe do São Miguel,campeão

As Periquitinhas de Taperuçu, time campeão do futebol de campo e futsal feminino

Equipe Os Piratas
Torcida da baixinha
Torcida acompanhando as competições de natação e remo
Atletas da equipe vencedora de remo feminino da Baixinha campeã



Natação.









quinta-feira, 6 de agosto de 2015

DIA DO TRABALHADOR RURAL EM BAIÃO

DIA DO TRABALHADOR RURAL
O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Baião-STTR, realizou ato festivo
Feirinha montada para venda de produtos da região.

 dia 25/07, para comemorar o dia do trabalhador rural,
 depois dos discursos de praxe, e a apresentação do grupo de Samba de cacete e do Boi Bumbá

 da vila de Calados, aconteceu um bingo com sorteio de vários prêmios, entre eles, um Boi.
O atual presidente da entidade, Newton,  discursa.
 Equipe do tradicional Samba de Cacete

Palanque formado por autoridades, com destaque para os ex-presidentes da entidade.
O sindicato é dirigido atualmente pelo sindicalista Newton.

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

FALECEU EM UMARIZAL DONA MIMIM

FALECIMENTO

Faleceu dia 04 de agosto por volta de 14 h, na localidade de Umarizal, a senhora Justina Serrão, esposa de Pedro Lopes. 

Dona Mimim como era conhecida, deixou os   filhos, Evandilza, Maria de Jesus, Jusivandra, Dilson (conhecido como Couro Velho). Dona Mimim como era conhecida, era mãe do vereador Professor Arilson Lopes e tia do atual prefeito da cidade, Saci.
O enterro aconteceu hoje (05) naquela vila. O prefeito da cidade, decretou luto e facultou o expediente na prefeitura de Baião.
Pêsames a família enlutada.


ASSALTO A VEÍCULO EM IGARAPÉ MIRI

ASSALTO EM IGARAPÉ MIRI
Ilustração de como aconteceu o crime.

Um audaciosos assalto aconteceu dia 30/07, em plena Pa.151, próximo a cidade de Igarapé Miri.
Por volta de 10h30min h da manhã de quinta feira (30/07), Dois bandidos armados renderam a família de Célia Vieira, quando trafegavam em veiculo particular pela referida estrada.
Foto da família que sofreu o assalto

O crime aconteceu em uma lombada próxima a ponte de Igarapé Miri, os bandidos aproveitaram que ao reduzirem a velocidade do veículo por causa da lombada, os meliantes renderam toda família com  arma em punho e anunciaram o assalto. No veículo estavam a  família inteira, inclusive crianças. Depois de fazerem uma limpeza nos pertences dos ocupantes do veículo ( celulares, Notebook, anéis, dinheiros etc...), os criminosos, empreenderam fuga. As vítimas são da família da senhora Odete Vieira, que reside em Baião. Foram momentos de terror vividos pela família, que felizmente, nenhum ocupante se feriu.
Fica um alerta para quem viaja de carros particulares. O caso foi registrado na delegacia daquela cidade.

ASSALTO EM BAIÃO
Com o inicio do verão, recomeçaram os assaltos nas estradas da cidade. No Sábado 01/08, dois bandidos abordaram um colono que vinha no sentido Limãozinho/Baião. O roubo aconteceu no cruzamento das estradas da vila de Limãozinho com a estrada do Açaizal, dois homens armados de revólver, renderam e roubaram a moto dele.

terça-feira, 4 de agosto de 2015

VOADEIRA ASSALTADA NO RIO TOCANTINS

VOADEIRA ASSALTADA NO RIO TOCANTINS

Passageiros que utilizaram a lancha A Jato I na manhã desta sexta feira (31) foram vitimas de uma quadrilha que assaltou os passageiros e o proprietário da voadeira que seguia da cidade de Cametá para Tucuruí na manhã desta sexta feira (31), segundo informações preliminares de passageiros, quatro homens aramados anunciaram o assalto durante a viagem no perímetro do rio Tocantins entre a vila de Ituquara e o município de Tucuruí, foram momentos de tensão, a quadrilha roubou dinheiro e objetos dos passageiros e dos responsáveis pela embarcação.
Depois da ação, o piloto foi obrigado a parar em uma praia as margens do rio Tocantins próximo da vila de Murú, onde os assaltantes saíram da embarcação que segui seu percurso para cidade de Tucuruí. Após a chegada a cidade de Tucuruí, passageiros e o proprietário da embarcação procuram a 15ª Seccional de policia civil para registrar boletim de ocorrência, até o momento ninguém foi preso. O Caso segue em apuração. Felizmente ninguém se feriu.
Publicação: Kléber Raniéri - Repórter Informa
Foto: Kléber Raniéri