Este site é pessoal e tem o foco principal, nas notícias e fatos de interesse de nosso povo e das nossas coisas. Então, significa que não temos equipe e nem tempo para informar tudo o que acontece em Baião e região, ficando ao nosso critério divulgar as informações mais relevantes.
"Vote na enquete, assista os vídeos, deixe seu comentário e divirta-se."

sábado, 7 de abril de 2012

EDIÇÃO Nº 24 - MARÇO DE 2012

BAIÃO É DESTAQUE NACIONAL NA 7ª OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA MAIS UMA VEZ

O munícipio de Baião, foi mais uma vez destaque nacional na olimpíada de matemática OBMEP-2011 .Este ano com a participação de mais  de 5,3 mil escolas da rede pública e privada de ensino e 155 instituições de ensino superior.   O aluno que cursava o 9º ano na escola municipal de ensino fundamental Santo Antônio, Ernesto Vieira Souza Junior , foi novamente premiado pelo segundo ano consecutivo com Menção Honrosa alcançando a 31ª posição. Da região tocantina, além de Baião, a cidade de Igarapé Miri teve alunos premiados, Marques B. dos Santos, estudante da escola Enedina Sampaio Melo e Arienilce Sacramento Gonçalves da escola Manoel Antonio de castro e Limoeiro do Ajuru,  o aluno Marco Antonio Prestes. No total, o estado do Pará conquistou 1 medalha de ouro,7 de prata ,17 de bronze e 303 menções honrosas.
Minas Gerais conseguiu novamente a primeira colocação no ranking de medalhas e foi o estado de mais destaque na Olimpíada pela quinta edição seguida. Os estudantes mineiros conseguiram 111 medalhas de ouro, 248 de prata e outras 457 de bronze. Nesta competição participaram 44.691 escolas, 18.720.068 alunos inscritos e foram premiados 33.202 entre escolas, professores e alunos.

SELEÇÃO BAIONENSE FEMININA, GOLEIA MOCAJUBA  POR 7 X 0
A seleção feminina Mocajubense enfrentou o selecionado Baionense em partida amistosa realizada dia 17/03, na quadra municipal Higino Ramos em Baião, a seleção visitante foi derrotada pelo placar de 7 x 0. Abrindo o placar, a jogadora Meg bujaraca deu início à goleada e ainda marcou mais um gol. Acima, as jogadoras das equipes pousaram antes do início jogo. A partida  foi a preliminar do jogo principal entre as seleções masculina sub-15 de futebol de salão da cidade de Baião e a seleção paraense, que está em preparação para disputar o campeonato nacional.

1º ENCONTRO DE OBREIROS DA ASSEMBLÉIA DE DEUS
Um grande momento de avivamento e derramamento de poder de Deus, no Templo Central da Assembléia de Deus, durante o 1º Encontro de Obreiros realizado dia 01/04. O encontro reuniu pastores, presbíteros, diáconos e auxiliares da denominação.
Durante todo o dia, os obreiros  estiveram orando e estudando a Bíblia sagrada, com objetivo de aprimorar os obreiros na prática ministerial. Caravanas da cidade de Baião e das vilas do Carmo, Areião e Cairarí participaram da reunião que se prolongou durante o dia inteiro, com intervalos para o almoço e o jantar. O encerramento  aconteceu com culto à noite, culminando com grande concentração de fé , tendo como preletor o pastor Cleidionilson da cidade de Nova Olinda.   
        A programação foi organizada  pelo pastor Ezequias pastor presidente da AD em Mocajuba.

PETROBRÁS  SOB NOVA GERÊNCIA
Com a chegada de Jades Marques de Miranda que assumiu a gerência a partir do mês de Abril, a Petrobrás Biodíesel que tem escritório em Mocajuba, estará sob nova administração, além dele, assumiram também Jair Gomes da Silva na área de comunicação e segurança de informações, e Amadeu Frade, no setor de operação agrícola.
Segundo  Jades Marques em entrevista ao Correio Baionense, disse que o atraso no projeto Biodíesel na região de Igarapé Miri, Mocajuba e Baião deveu-se à demora na aprovação pelo congresso nacional do novo código florestal, que só foi aprovado em março deste ano.   Com isso, a previsão de começar o plantio efetivo de Dendê na região, ficou para início do ano de 2013.

CÂMARA APROVA  REAJUSTE DE 16% PARA OS PROFESSORES
Depois de intensa negociação que se estenderam durante toda semana, entre o governo municipal e os sindicatos, foi aprovado por unanimidade, dia 04 de abril em sessão extraordinária pela câmara municipal,  o projeto de lei nº 005 enviado pelo prefeito Nilton Lopes de Farias e que estabelecia o reajuste de 16% (dezesseis por cento) sobre  o vencimento base dos professores retroativos a março deste ano.
Os professores Clodoaldo e Léa fizeram pronunciamento da tribuna, e disseram que professor é uma profissão que os acompanhará até à morte e que a reivindicação não tem conotação política e que em nenhum momento, foi cogitado a recusa da proposta apresentada pela prefeitura. 
Na mesma sessão foram aprovados ainda, reajustes de 7% para os servidores lotados na secretaria de Administração  e de  saúde. 


PROPAGANDA É A ALMA DO NEGÓCIO.
Anunciar em jornal tem mais vantagens que em qualquer outro meio de comunicação, pois a mídia impressa, vai passando de mão em mão e milhares de pessoas acabam lendo o seu anúncio.
Para anunciar basta ligar: 8870-0975.
CORREIO BAIONENSE, o melhor jornal da região.

MOCAJUBA NEWS

ESTRADA DOS ASSALTOS
     Já não bastavam os problemas com a travessia das balsas em Igarapé Miri e no Meruú , agora surge outro problema depois que foram colocadas lombadas entre os dois rios. Estão acontecendo assaltos frequentes a veículos pequenos, por isso todos se perguntam o que está faltando para que a prefeitura de Igarapé Miri ou o SETRAN  retirem urgentemente as lombadas daquele trecho antes que alguém perca a vida?

TV LIBERAL FORA DO AR
    A Tv Liberal vive fora do ar e os mocajubenses que não têm parabólica, ficaram também fora do ar. O que tem salvado é a BAND e o SBT que transmitem sinal local.

                                                              PETROBRÁS  SOFRE  
    Veja como é difícil implantar grandes projetos em nossa região. Na vila de Santa Maria de Icatu (Meruú), foi construída uma estrada ligando a Pa-151 a vários vilarejos daquele lugar. Acontece que por onde foi construída, no verão fica seco e no inverno vira um rio de mais de 5m de profundidade. Avisada pelos moradores desse problema, a construtora colocou tubos de mais de 2 m de diâmetro e mesmo assim, as águas do igarapé Jutaiteua (Velasco) levaram a estrada com tudo. 
     Resultado, estão sendo construídas 3 pontes com sistema de bate estacas, sendo que a última em construção, será de 80m, com isso atrasou a implantação do projeto de Biodiesel na área.  

VOADEIRA EM MOCAJUBA
     Uma inovação estará brevemente atendendo Baião e Tucuruí. Essas cidades serão atendida por uma velozvoadeira que fará linha semanal, saindo de Mocajuba. Depois eu conto os detalhes!
 ELEIÇÕES 2012
    Os bastidores da eleição em Mocajuba, estão pegando fogo. É que quem fizer a melhor coligação, tem grandes chance de ganhar o pleito. Tudo indica que serão apenas dois candidatos disputando a prefeitura.  

 ENSINO MODULAR EM FOCO !
Com objetivo de planejar as ações para o ano letivo de 2012, os professores do Sistema Modular de Ensino-SOME, estiveram reunidos nos dias 27/02 e 07/03 em Baião, na escola Francisca Nogueira Ramos.
Segundo a coordenadora do SOME, professora Simone Castro, foram discutidos as mudanças ocorridas na grade curricular  e a unificação dos conteúdos disciplinares a partir de uma matriz específica, seja ENEM, PRISE  ou PSS.
De acordo com os professores, a iniciativa representa um passo importante no sentido de se construir uma identidade pedagógica mais próxima das exigências mais amplas que recaem sobre o ensino médio na atualidade. Destacaram também, o fato de que tal medida tornará possível a realização de atividades, como provões e simulados, envolvendo todos os alunos  do sistema modular, o que na opinião dos mesmos, servirá como incentivo aos estudos, ao mesmo tempo que o mantiverem atualizados com relação aos processos avaliativos nacionais,  tais como ENEM e aos exames vestibulares em geral.
Na oportunidade, comemorou-se antecipadamente o dia 08 de março - Dia Internacional da Mulher, regado à música popular brasileira na vóz do professor Peterson Monte, a sensibilidade poética na pessoa do professor Clodoaldo Bohadana, e à lembrança histórica do fato que deu origem à data comemorativa, mencionada pelo professor Milder Nogueira.
As professoras Elen patrícia, Elicicléia Castro, Helena do Socorro, Simone Castro, Perla Bohadana, Talita Brito e Sônia Borjes, estavam presente ao evento e receberam as homenagens em nome das demais professoras do município.
 ELOÁ FIEL DE FREITAS
 completou 3 anos de vida. Para comemorar a data, sua mãe ALCIONE FIEL  reuniu amigos e familiares na residência de seus pais Prazer & Joana Virginha no dia 10/03. A aniversariante é filha do falecido Eder Jofre. 
  A decoração do evento foi realizado pela equipe da Sonhos Decorações & Eventos e teve como tema “ A Pequena Sereia”.
SHOW DA BANDA SEM FRONTEIRAS
O empresário Paulo Sacramento estará promovendo grande show com a “Banda Sem Fronteiras” no dia da Mães, que será  em 13 de maio.
O evento será realizado em frente ao Magazine Sacramento, com objetivo de arrecadar recursos para aquisição de equipamentos para referida banda. Para participar, basta comprar uma cartela no valor de R$ 7,00 (sete reais) e concorrer a diversos prêmios.

O maior sucesso na atualidade em Mocajuba e região, é a Banda Sedução que tem a seguinte formação: Elionan Pantoja (Nanguinho) no teclado,  Elione Pantoja (None) na guitarra, e os vocalistas Elionei Pantoja (Nei) e Eliziane Pantoja.
Você pode ter esses sucessos no seu evento. É só ligar: 8014-5579 / 8213-1580 / 8328-0290 / 8121-9211 e 8324-5820  e agendar e curtir os melhores sucessos do  momento.
PARABÉNS PARA JEANE VITÓRIA
Colou grau dia 13/03/2012 pela FAPAN, no curso de Bacharelado em Ciências Contábeis, Rafaela da Ponte Lopes, filha de Ruy Jairon Lopes e Vandira Ponte. A cerimônia aconteceu  no salão de eventos  Benedito Nunes  na  UFPA. As comemorações em Baião aconteceram dia 07/04  na chácara do dr. LOCA.
O salão do Brasília esporte clube em Baião, foi palco para a realização do 10º aniversário de Jeane Vitória. A decoração com o tema da “Pequena Sereia”, em mais uma bela decoração da Sonhos decorações & Eventos. A aniversariante estava lindamente vestida nas cores róseo com azul e aparece na foto ao lado de seus pais, Ildesandro e Silviane, seu irmão Jean e sua avó Carmélia.



RALLY DA VACA 2012 
No final do 6º Rally da Vaca, que foi realizado dia 25/03, uma multidão de ciclistas de todas as idades participaram. A chegada foi na rua Antônio Baião ao lado da loja L&G que foi uma das patrocinadoras  do evento. 

50 ANOS DE SELMA FREITAS
A família reunida comemorou o aniversário de Selma Freitas Coelho dia 31/03.
Seu pai, esposo, suas filhas, netos e irmãs juntamente com demais familiares e amigos, celebraram a passagem do dia, em sua residência, onde degustaram o melhor da cozinha baionense.

                                     CELEBRAÇÕES DA SEMANA SANTA
As comemorações da morte e ressurreição de Cristo celebrada pela comunidade católica, tiveram início dia 01 de abril, com caminhada pelas principais ruas da cidade de Mocajuba .       As celebrações continuaram com a encenação da Paixão de Cristo por um grupo de 60 jovens na noite desse mesmo dia, no salão “Franco Filho”. Em Baião,aconteceu caminhada na sexta feira e também a encenação do grupo “JUC”, da cidade de cametá, aconteceu no dia 03 no salão paroquial. A foto registra a caminhada pelas ruas de Mocajuba.

CONTINUAÇÃO DA HISTÓRIA DE MOCAJUBA
Mocajuba, segundo Gonçalves Dias, é o fruto chamado em algumas
partes coco-de-catarro. Para Teodoro Sampaio, coco-de-catarro é o
mesmo que macayba, "a árvore da macaba". O nome advém do vocábulo
indígena mocayaybaou bocayuva. Sinonímia: mocajá, mocajaíba, bocaiúva, macaúba.
       Mocajuba vai formar-se no Rio ou Furo Tauaré, passando por diversas
denominações como: Maxi, Freguesia de Mocajuba, Vila de Mocajuba e
finalmente, Mocajuba. Sua fundação como município, segundo o IBGE, data de 1895, um processo que durou dois anos até a consolidação.
       Em 1853, quando a Assembleia Legislativa Provinciana, considerando a exigência do povoado de nome Maxi, criou a resolução nº 228, de 20 de
dezembro do mesmo ano, dando-lhe a categoria de Freguesia.
       Não obstante, o lugar não era propício para o desenvolvimento do
município, diz a história oficial. Os habitantes do Maxi foram então se deslocando para uma antiga propriedade do Sr. João Machado, um dos incentivadores da mudança, que doou suas terras para que servissem de sede para o futuro município. Nessas terras, existia um sítio de nome Mocajuba em perfeitas condições de servir para o desdobramento de um importante núcleo populacional, que viria a ter para invocação N. Sra. da Conceição, inicialmente utilizando o oratório particular de João Machado.
       A mudança foi aprovada pela lei nº 271, de 16 de outubro de 1854. Conservou-se como freguesia até o ano de 1872 ,quando a lei nº 707, de 5 de abril, substituiu-a por vila. A primitiva igreja matriz da vila, construção de taipa, incendiou-se antes de 1864, época em que o governo provincial determinou o prosseguimento da construção do novo templo, então em alicerces.
       O decreto nº 117, de 18 de setembro, cria prefeituras de segurança em seis cidades, dentre elas, a de Mocajuba, em 1895, dando-lhe finalmente a legitimidade do nome original.
       Outro dado interessante é que a cidade já foi um dos refúgios dos negros fugidos da escravidão. E hoje, a cultura local tem a marca desta história.

MARAVILHA DE RESTAURANTE
     Mocajuba pode se orgulhar de oferecer  a melhor refeição, um atendimento especial, tudo isso com muita higiene em ambiente muito aconchegante.
Quando você visitar a cidade, não esqueça de passar no melhor restaurante da  região, o Restaurante Maravilhas da Terra, realmente o nome representa exatamente o que é, tudo sob a supervisão da proprietária Maria Emilia.
PERIGO NA ESTRADA
O perigo continua imperando na rodovia PA-151 sobre duas pontes de madeiras, no sentido Mocajuba-Baião. Constantes assaltos a mão armada e até sequestro de motorista já foi registrado naquele local.
A solução não é só das Polícias, mais principalmente da prefeitura de Mocajuba e do SETRAN, que devem se entender e 

INFORMATIVO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BAIÃO
 INAUGURADO O TRAPICHE DA VILA DE TAPERUÇU
Uma grande festa aconteceu dia 17/03 na vila de Taperuçu durante a inauguração do trapiche daquela vila. Mais um marco histórico do atual governo, uma obra sonhada e desejada há muitos anos e que agora se tornou realidade e contou com a presença de caravanas vinda das diversas vilas às margens da transcametá. O presidente da comunidade, Rosivaldo (Dedê) , agradeceu o cumprimento da promessa de campanha e elogiou a gestão democrática,  bem como o comprometimento do governo com a comunidade. Logo a seguir o prefeito SACI, convidou os presentes para o lançamento da pedra fundamental da escola de será construída no valor de R$ 150.000,00. Compondo a caravana do prefeito SACI, estavam o presidente do PDT Reginaldo Pina, , o vereador Nazareno, o presidente do PT Francisco de Assis Meireles, os secretários Vanderlei, Gilmar e diversas lideranças municipais, como o comerciante Lourival Menezes. O evento foi encerrado com festa dançante (foto) com o grupo” RR Saudade” regada a churrascos.

LOCAL EM QUE SERÁ CONSTRUÍDA O GINÁSIO
ESCOLA LEVINDO ROCHA GANHA UM GINÁSIO DE ESPORTES
Um grande momento festivo  dia 30/03, reuniu a  comunidade escolar da cidade para comemorar o lançamento da construção do ginásio da escola Levindo Rocha. A construção representa mais um marco histórico no município. O secretário de educação Antônio da Paixão, lembrou que quando estudava nessa escola, o recreio e a educação física eram feitos no sol ou na lama,  e hoje se orgulha de estar presente neste momento. Com a presença do prefeito SACI que chegou de Belém na hora do evento, dos vereadores Fredson Cal, Renivaldo, Nazareno, Ronilson, o presidente da câmara Galileu, dos secretários Henrique Freitas, Vanderlei Gomes, Sara Ramos, Marcos Pina, o presidente do IPMB Arilson Lopes,  das diretora da escola Marília Tocantins, da diretora de ensino Valnice Miranda, da diretora do Hospital S.Joaquim  Rosana Braga, além de professores, alunos e servidores da escola participaram da solenidade.

PROGRAMA BOM DIA PREFEITO COMPLETA 1 ANO
No mês de abril, o prefeito SACI comemora o 1º aniversário  do programa “Fala prefeito”, que vai ao ar todos os sábados às 07h pela rádio Lógica Fm 104.9 Mhz. É um canal de comunicação do prefeito com toda a sociedade, respondendo perguntas, esclarecendo fatos etc... O programa é apresentado pelo radialista Enilson Nonato.


SELEÇÃO PARAENSE SUB-15 EM BAIÃO
Uma partida amistosa entre a seleção Paraense (de branco) e a seleção Baionense  sub-15 de futebol de salão, aconteceu dia 17/03 na quadra municipal e terminou com o placar de 4 x 1 para seleção visitante.
O evento organizado pela secretaria de desenvolvimento da juventude teve a finalidade de preparar a seleção visitante para o campeonato brasileiro da modalidade que acontecerá no final de abril, na cidade de Marabá-PA. O click do fotógrafo Paulo Menezes, registrou o prefeito SACI juntamente com Sara Ramos a atual secretária da pasta, os jogadores e seus treinadores.