Este site é pessoal e tem o foco principal, nas notícias e fatos de interesse de nosso povo e das nossas coisas. Então, significa que não temos equipe e nem tempo para informar tudo o que acontece em Baião e região, ficando ao nosso critério divulgar as informações mais relevantes.
"Vote na enquete, assista os vídeos, deixe seu comentário e divirta-se."

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

ANIVERSÁRIO DE BAIÃO 232 ANOS

HINO OFICIAL DE BAIÃO EM NOVA VERSÃO, PRODUZIDO POR NIL LOPES.

EDIÇÃO Nº 19 DE SETEMBRO 2011

EM SOCIEDADE


CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI - UNIASSELVI
CURSO SUPERIOR DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

TURMA DO 2º SEMESTRE DE 2008

MAGNÍFICO REITOR:    PROF. Dr. MALCON ANDERSON TAFNER 
PATRONESSE DA TURMA:   ENF. FLÁVIA BRASIL DOS SANTOS ESTUMANO 
PARANINFO DOS FORMANDOS:   PREFEITO NILTON LOPES DE FARIAS 
NOME DA TURMA:  PROF. MARIA JOSÉ PERDIGÃO 
ORADORA DA TURMA:   THÂNIA GISELLE F. DO S. DA PONTE 
  MONITOR EXTERNO:   PROF. WILLEN MINDELO

FORMANDOS

ADAUTO RAMOS DOS S.M. JUNIOR, ANTONIO DE PÁDUA O. BRASIL, AROLDO LEÃO DA SILVA, CLENA MARIA C. SANTOS, DEUSUÍTE DA IGREJA CARVALHO, EDILENE LOPES R. S. E. SILVA, FRANCILENE BAIA CALDAS, FRANCISCO DA PONTE NOGUEIRA, GERMANO PINTO DA R. RAMOS, JUCIETE DE FREITAS CARVALHO, MARIA DE JESUS DE MELO, MARIA NAZARÉ DA SILVA CARVALHO, PATRÍCIA PONTE DE SOUZA, RUTICLEUMA LOPES DE LEÃO,TATIANA DAMASCENO DE SOUZA, THÂNIA GISELLE F. DOS R. DA PONTE.


JUDITE CARDOSO DE MELO E SUA FILHA MARIA JOSÉ

WILLEN MINDELO & FRANCILENE CALDAS 

 PATRICIA PONTES DE SOUZA

THÂNIA, BRANCO & FILHAS

 PROF. IVANIRA, EDSON & JULIA

JULIA, NAZARÉ E JUCIETE CARVALHO

DR. EDINALDO RAMOS
Há cinco anos atrás, tomei a decisão mais acertada da vida que foi
cursar a faculdade de direito.Muitas foram as dificuldades, a morte
do Elilson, irmão que mais amava, tive que ser submetido a um
procedimento cirúrgico no coração, a morte do papai ( Francisco
Ramos), enfim, todos esses acontecimentos me deixaram muito triste, e
algumas vezes pensei em abandonar o curso, mas sempre acreditei em
Deus e consegui superar os obstáculos. Hoje vejo que todo o esforço
valeu à pena, não só pelo fato de ter conseguido concluir o curso,
como também, por ter sido escolhido pela Fabel como o  aluno com o
melhor desempenho em nota da minha turma. Agradeço a Deus e a minha
família, esposa e filhos, pelo apoio e incentivo”.                          Dr. Edinaldo Ramos

Homenagem de Edna Ramos & Família pela colação de grau de seu irmão  “Naldo”  (foto) no curso de Direito. O texto acima  foi enviado aos seus familiares pelo homenageado.



PRISCILA EMANOELLY, SARA RAMOS & EMANOEL POMPEU
Uma elegante recepção foi realizada dia 15/10 no Complexo Boca Livre, para comemorar o 1º aniversário da boneca PRISCILA EMANOELLY, filha de Emanoel & Sara.
O local da festa foi decorado com o tema “Casa de Bonecas”, onde a aniversariante se vestiu a caráter, usando dois vestidos que a deixou ainda mais bela.  Quem brincou e se divertiu a valer durante  o evento foi  o DAVI,  irmãozinho dela. Os convidados foram recepcionados por seus pais, que emolduram a foto acima, com a homenageada posando no colo de sua mãe.    


10º ANIVERSÁRIO DE EDMILTON 
Com uma elegante festa foi comemorado o aniversário de Edmilton Alves de Farias, a decoração do evento teve como tema o personagem BEN 10, e foi realizada pela Sonhos Decorações & Eventos. Seus pais Edmilton & Solene, que são empresários do ramo de confecções, estavam felizes recepcionando os  convidados, amigos e familiares.


IGREJA PETENCOSTAL A. DEUS REALIZA EVENTO
Agradecemos a Deus por esta grande vitória dos Jovens e adolescentes, com ajuda d'Ele venceram todos os obstáculos que surgiram em nosso caminho e hoje podemos dizer que a vitória é nossa em nome de JESUS, e sem dúvida alguma, Deus nos deu muitas bênçãos nestes três dias de festa, cujo único objetivo é exaltar o nome do Senhor Jesus Cristo por tudo que Ele é, pelo seu infinito amor e bondade para conosco.
Que através dos hinos e mensagens, vidas preciosas sejam alcançadas para o reino de Deus.
Em nossa confraternização, quero parabenizar a todos os jovens e adolescentes que compõem o grupo El-Shadday, ao nosso lindo coral, as comissões organizadoras e a diretoria. Ao nosso ministério, as nossas irmãs que nos ajudaram, aos integrantes da banda Corações de adoradores de Mocajuba, ao preletores Jose Inocêncio de Mocajuba e Leandro de terra de Canaã e a missionária  Maria Freitas de Joana Perez. Também aos amigos e parceiros do nosso ministério e a todos que contribuíram direta e indiretamente, que Deus abençoe a todos. Esta vitória também é de vocês.
Atenciosamente,                                                          
                                                                              
                                                                          Pastor Isaque Lopes Machado





Baião, 232 anos... E ainda navegando contra a maré!
            Os reflexos e conseqüências das políticas públicas impensadas, oriundas de políticos incompetentes e não comprometidos com a sociedade, estão no sofrimento do povo brasileiro. Observa-se tal situação na vida dos ribeirinhos do Baixo Tocantins, no Estado do Pará, os quais continuam sendo discriminados com relação a distribuição de renda e energia elétrica proveniente da hidrelétrica de Tucuruí, em pleno funcionamento há mais de duas décadas, por conta de uma legislação inadequada, injusta e burra, a qual diz que apenas os municípios à montante da hidrelétrica têm o direito no rateio do royalties, enquanto que os municípios localizados à jusante têm o direito           apenas            de navegar contra            a          maré.
            Além do racionamento de energia à diesel para a maioria das agrovilas e lugarejos do Baixo Tocantins; outros apenas com a luz da “lamparina”, quando têm querosene, perderam o privilégio de saborear os pratos preferidos, tais como: pacú, dourado, pescada, filhote, mapará, corvina, camarão e etc. Restando somente as águas sujas e poluídas, enfermidades, desemprego e muita escuridão...
            A Eletronorte foi criada para gerar energia elétrica para a região norte e, em especial ao Estado do Pará. No entanto, o que se observa é que outras regiões estão sendo beneficiadas e, por conta própria, concede subsídios à consumidores eletrointensivos de grande porte, como a Alunorte, Alcoa, Camargo Corrêa Metais e outros. Os ribeirinhos não são contra os grandes projetos e nem contra os municípios que recebem os royalties; e, sim, contra a discriminação na distribuição da energia elétrica e dos benefícios     oriundos da            utilização da    bacia   hidrográfica     da        região.
            Após mais de duas décadas de sofrimentos, a energia começou a chegar nos municípios(apenas na sede dos municípios) que mais sofreram impacto ambiental no Baixo Tocantins: Baião, Mocajuba, Limoeiro do Ajurú e Cametá. No entanto, é da mais alta relevância levar em consideração que cada município possui seus distritos e lugarejos, ilhas e áreas rurais, todos carentes de energia elétrica.
            Após a batalha dos agentes políticos do Baixo Tocantins, junto a bancada paraense no Congresso Nacional, por entenderem que têm direito a essa compensação financeira todos os municípios paraenses atingidos direta e indiretamente pela formação do reservatório da usina, parece que  as        coisas  vão      mudar... Aguardamos pela aprovação de emenda do Deputado Federal Zequinha Marinho, que autoriza a distribuição os royalties tanto aos municípios à jusantes como os à montantes, a exemplo da legislação internacional que trata do assunto.
            Quanto à situação das populações, observa-se que no campo físico-biológico, nunca foi dispensado um tratamento especial, ou seja, deveria ser feito um acompanhamento da qualidade da água do reservatório, bem como, estudos sobre os cardumes de peixes e do clima da região; além de projetos voltados à recuperação da flora e fauna terrestre, não somente dos municípios à montante (como é feito, imagino!) e, sim em todos quantos foram atingidos direta e indiretamente pela construção      da        hidrelétrica      de        Tucuruí.
            Na qualidade de caboclo dessa humilde região, da Vila Umarizal/Baião, onde nasci e tive, talvez, o umbigo cortado com “facão”, não posso aceitar essa discriminação com nossa região.
            Estou torcendo bastante e acompanhando todos os passos desta luta em busca do desenvolvimento para o Baixo Tocantins, em especial do município de Baião, terra mãe, que deu origem a todos os municípios do Araguaia Tocantins. Portanto, faço um apelo a todos os agentes políticos do Baixo Tocantins, que nos unamos nesta batalha, acreditando no desenvolvimento sustentável para essa terra de verdadeiro-guerreiros.
            Finalmente, parabenizo os munícipes baionenses, pela luta, garra, coragem e vontade de vencer, mesmo remando contra a maré e assistindo aos navios passarem em frente nossa cidade, conduzindo nossas riquezas...
Bravo!
Pr. Nelito Lopes
Político, Contador e Estudante de Direito



EDITORIAL
 Amigo leitor, chegamos em mais uma fase do nosso jornal com a
inovação do lançamento do site na Internet, que até dia 19/10, já tinha
tido mais de 2200 acessos de internautas do Brasil e diversos países
como: Inglaterra (52), Estados unidos(30), Rússia (19), Portugal(20),
e vários  outros países da Europa.
       Tudo isso vem coroar com êxito o trabalho que estamos fazendo,
buscando sempre aprimorar a qualidade  na informação.
                                            Presidente 


COMO TER UMA VIDA SAUDÁVEL

Beber água é a maneira mais eficiente e econômica para garantir o bom funcionamento do organismo. E não estamos falando de líquidos em geral: é água mesmo, insípida, inodora, incolor e importantíssima para a sua saúde! Conheça seus benefícios.

1) Melhora a digestão A água ajuda na formação das enzimas, as substâncias que facilitam as reações químicas no organismo. Além disso, ela é necessária para a produção da saliva e do suco gástrico, que atuam na digestão
2- Reduz o inchaço. Quando estamos bem hidratados, o volume de sangue no organismo aumenta. Com isso, as vitaminas e sais minerais chegam rapidamente às células, deixando a pele macia, o cabelo sedoso e as unhas fortes. Com mais água em circulação, o organismo não retém sódio – responsável pelo inchaço.

3-   Regula a temperatura do corpo
Para manter a temperatura do corpo estável, transpiramos, eliminando principalmente água, entre outras substâncias.

4-   Desintoxica e evita a celulite
A maioria das toxinas do corpo é eliminada através da urina e do suor. Mas se não houver hidratação suficiente, esse processo fica comprometido e as toxinas acumulam-se no organismo. Uma de suas decorrências mais comuns é a formação de celulite. Para evitar o problema, beba dois litros de água por dia, e promova uma verdadeira faxina no seu organismo. Mas atenção: para prevenir os indesejáveis furinhos, siga também uma dieta balanceada e pratique exercícios.
.  
5- Os nutrientes, como o ferro, importante para fortalecer as de   Protege de infecções. A água presente no sangue favorece o transporte de defesas do organismo.
  
6- Diminui a fome. As fibras solúveis presentes, por exemplo, nas frutas e na aveia, incham em contato com a água – como se fossem esponjas – e causam a sensação de saciedade.

7- Melhora a absorção dos nutrientes
A hidratação correta garante o volume ideal de sangue, responsável por levar energia para nossas células. Portanto, BEBA MUITA ÁGUA.



BLOG DA RÁDIO CIPÓ

CORREIO BAIONENSE A VENDA
A partir desta edição você pode ler o nosso jornal na internet no site ( correiobaionense.blospot.com) e compra-lo em Belém na Banca do ALVINO na praça da Republica esquina das ruas Presidente Vargas e Riachuelo.

DURMAM COM ESSA
       Além das dificuldades de se fazer um jornal em cidade pequena, temos
ainda que enfrentar o preconceito dos ditos sabichões, que não ajudam
e ainda querem atrapalhar. Se a Globo e outras tv’s e jornais publicam
noticias das autoridades ( presidente, governador, prefeito,
vereadores) é notícia. Somos puxa- sacos, se a noticia é sobre ONG’S e
 suas manifestações ( igrejas, sindicatos etc..),com isso,concluem que queremos promover essas
instituições. Na verdade, isso é preconceito, pois não vemos essas mesmas
pessoas falando mal dos grandes jornais, tv’s, etc.., quando  fazem
a cobertura destes mesmos assuntos. É mole !


     NOVO ROUND NA COLÔNIA  
Continuando a pendenga jurídica que envolvem a disputa eleitoral
naquela entidade, dia 28/09,  o juiz de Direito Titular da comarca de
Baião, Dr. Weber Lacerda, sentenciou os processos relacionados à
referida entidade, em que os autores dos processos José Agnaldo Aragão
e Júlio Mendes Estumano, processos  2010-000180-2 e  2010-000319-7,
moviam naquela corte.
       Em seu relatório suscito, o meritíssimo juiz escreveu: “ reconheço a
incompetência absoluta da justiça estadual para processar e julgar
este fato, razão pela qual declino de competência em favor da justiça
do Trabalho de Tucuruí-Pa, por ser competente para processar e julgar
conflitos envolvendo eleição em Colônias de Pescadores” .
       Nos mesmos relatórios, o magistrado revogou as decisões em ambos os
processos das folhas 105 a 107 e 181-v e das folhas 248 a 250 e 351 a
353, respectivamente. Com essa decisão baseada na Constituição Federal,
os processos da Z-34 serão julgados pela vara da Justiça do Trabalho
de Tucuruí.

DECORAÇÃO EM ALTA
Agora, em Baião, temos várias decoradoras para salões de festas,aniversários etc..
       Nesta edição, além do comercial da SONHOS DECORAÇÕES & EVENTOS, foi
publicado o da   “ HAPPY DAY DECORAÇÕES & EVENTOS” 

7º CAMPEONATO MASTER
O campeonato dos velhões continua em sua 2ª fase que teve início dia
22/10: Chave A - Feiticeira, Bairro Novo e Umarizal. Chave B - Limão ,
Ituquara e Taperuçu. Os confrontos ficaram assim, definidos: no estádio
Norte América, Bairro Novo x Ituquara; Umarizal x Limão, em Umarizal e
Taperuçu x Feiticeira, no estádio do Norte América.
       O coordenador do campeonato, Ozéias Paixão, informa que em dezembro
estará acontecendo um torneio de futebol em apoio à promoção “ Natal
sem Fome”, do Instituto  Joana Maria Lobo Dias.




MEDITAÇÃO

AMOR DE DEUS NÃO TEM LIMITE

Jeremias 31.3; Romanos 8.32
  Efraim (Israel) afastara-se para longe de Deus. As dez tribos tinham caí­do em tão crassa idolatria, que Deus disse: "Efraim está entregue aos ídolos; é deixá-lo" (Os 4.17). A inconstância espiritual de Efraim foi descrita pelo pro­feta como pão que não foi virado" (7.8). Israel erguera "altares para pecar" (8.11) e provocara "a Sua ira" (12.14). Efraim era "inclinado a desviar-se" de Deus (11.7). Perdera a força, e "não o sabia" (7.9). Certamente, Deus teria ra­zão se volvesse as costas a Efraim e deixasse-lhe as conseqüências de seu mau procedimento. Mas não faria isso o nosso Deus misericordioso!Longe disso, Ele lamenta: "Como te deixaria, ó Efraim? Como te entre­garia, ó Israel?" Aí está uma das mais comovedoras passagens da Escritura. Servindo-se da figura da repetição, tão característica da poesia hebraica, duas vezes o Senhor expressa comovente preocupação por Seu povo."Eu o amei", declara Ele (11.1). Que riqueza de afeição envolve essas palavras! "Como te entregaria?" "Eu ensinei a andar a Efraim", diz Ele ainda (11.3), referindo-se aos anos durante os quais instruíra pacientemente Israel, por meio de Seus profetas. Nesse mesmo versículo, serve-se Ele do quadro de um pai amante, a ensinar seu filhinho a andar, tomando-o pelos braços. Se tropeça, o bondoso pai levanta o filho e o ajuda a prosseguir. "Como te deixa­ria?""Atraía-os com cordas humanas, com laços de amor" (11.4). 
Novamente o Pai celestial serve-se da figura de um pai amoroso, em relação a um filho desgarrado, a fim de ilustrar Seu grande afeto para com o relapso. "Com amor eterno eu te amei, por isso com benignidade te atrai" (Jr 31.3). "Como te deixaria?"Deus ainda trata com a mesma ternura Seus filhos erradios. Ainda hoje Ele insta conosco: "Como te deixaria?" "Com benignidade te atraí".
"Aquele que não poupou a seu próprio Filho, antes, por todos nós o entre­gou, porventura não nos dará graciosamente com ele todas as coisas?" (Rm. 8.32).

CURIOSIDADE BAIONARA


SOUZA
Uma das mais antigas e ilustres famílias de Portugal, traçada até dom Sueiro Belfaguer, cavaleiro godo que viveu nos primeiros anos do século VIII. Dom Egas Gomes de Souza foi o primeiro a usar o sobrenome, por ser dono do Solar de Souza. Seu 12º neto foi Martin Afonso de Sousa, comandante da expedição que fundou o primeiro núcleo de colonização e donatário da capitania de São Vicente. Era primo de Tomé de Souza, o primeiro governador-geral do Brasil.

MAGALHÃES
 é um apelido de família da onomástica da língua portuguesa. Tem raízes toponímicas, que terá sido tirado do da Torre de Magalhães, na freguesia de São Martinho do Paço Vedro, Ponte da Barca. Em castelhano o nome é escrito Magallanes.O nome desta família teria se originado em Afonso Rodrigues de Magalhães, senhor daquela torre e que vivia em 1312. Era raçoeiro do Mosteiro de Tibães e do seu casamento com D. Alda Martins de Castelões teve descendência que deu continuidade ao apelido. Dentre aquela, será de salientar o navegador Fernão de Magalhães.Brasão de Armas: De prata, três faixas xadrezadas de vermelho e prata, de três tiras. Timbre: um abutre de sua cor, estendido e armado de ouro. Outros Magalhães, no entanto, usam: escudo esquartelado, sendo os primeiro e quarto de prata, uma árvore arrancada de verde, e os segundo e terceiro de azul, uma cruz de ouro florenciada e vazia. Timbre: a árvore do escudo.