Este site é pessoal e tem o foco principal, nas notícias e fatos de interesse de nosso povo e das nossas coisas. Então, significa que não temos equipe e nem tempo para informar tudo o que acontece em Baião e região, ficando ao nosso critério divulgar as informações mais relevantes.
"Vote na enquete, assista os vídeos, deixe seu comentário e divirta-se."

sábado, 10 de outubro de 2015

Portaria libera pesca durante período reprodutivo de peixes

Portaria libera pesca durante período reprodutivo de peixes

09/10/2015 20h41 - Atualizado em 09/10/2015 20h44

Portaria libera pesca durante período reprodutivo de peixes


Portaria suspende 10 normas anteriores que proíbem pesca nesses períodos.
Suspensão do chamado período de defeso vale por até 120 dias.

Do G1, em São Paulo
Uma portaria publicada nesta sexta-feira (9) no Diário Oficial da União suspende a proibição de pesca de várias espécies de peixe e de extração de ostras durante o período de reprodução, o chamado período de defeso.
A decisão é assinada pela ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu, e pelo novo ministro do Meio Ambiente, Francisco Gaetani.
A suspensão vale por 120 dias, durante os quais "será realizado o recadastramento dos pescadores artesanais" e também "será feita a revisão dos períodos de defeso".
A Portaria Interministerial Nº 192, de 5 de outubro de 2015, suspende 10 portarias ou instruções normativas publicadas entre 1986 e 2009 que dizem respeito à proibição da pesca de determinadas espécies ou em determinadas bacias hidrográficas no período de reprodução dos peixes.
Em setembro, o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, defendeu uma discussão sobre o gasto público com o seguro-defeso. O seguro-defeso, ou seguro-desemprego do pescador artesanal, é um benefício dado pelo governo federal para pescadores artesanais durante o período de paralisação da pesca para preservação das espécies
"Em poucos anos, chegou-se a gastar R$ 3 bilhões com o seguro-defeso. Eu não sei exatamente qual é a contribuição da pesca para o PIB, mas R$ 3 bilhões apenas para proteger o estoque de peixe é um numero significativo, e não é evidente que isso esteja alcançando esta proteção efetiva dos estoques de peixes através desse mecanismo", disse Levy na ocasião.
Fonte: http://g1.globo.com/natureza/noticia/2015/10/portaria-libera-pesca-durante-periodo-reprodutivo-de-peixes.html?utm_source=facebook&utm_medium=social&utm_campaign=g1

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

O ENTREVISTADO DO MÊS - José Gomes de Souza

O entrevistado deste mês foi  José Gomes de Souza, 46 anos, casado com Dislanilze Ramos, natural de Codó MA, professor de matemática formado pela UFPA, atualmente Especializando em Gestão em Saúde pela UFPA/UAB. Mudou-se para Baião em 2001, servidor público efetivo. Atualmente exerce o cargo de secretário de Saúde do Município de Baião.



Originalmente, a entrevista foi encartada na edição nº 46, que circulou dias 03 de outubro deste ano.


2º ANINHO DO GILLIARD JUNIOR

ANIVERSÁRIO DE GILLIARD JUNIOR
 A comemoração aconteceu na residência de seus pais, Gilliard & Cristiane, dia 02 de outubro.
 A decoração com o tema da Galinha Pintadinha, teve o toque da equipe da Sonhos decorações & Eventos, sempre com aquele toque especial das decoradoras, Jorgete & Nice.
 Todas as fotos desta matéria são de autoria do fotógrafo Paulo Menezes, da Correio Baionense Produções.





















CONSELHO TUTELAR EM BAIÃO, A BATALHA DOS VOTOS

ELEITOS PARA O CONSELHO TUTELAR
Mais uma vez a democracia saiu vitoriosa, com o povo escolhendo entre dez candidatos, os cinco Conselheiros que irão atuar na cidade.
Torcedores se aglomeraram em frente a Câmara Municipal, onde aconteceu a apuração.

Eleito em 1º lugar com 737 votos

O prédio protegido pela Guarda Municipal de Baião com apoio da Polícia Militar.



A batalha eleitoral foi travada nos meses que antecederam o pleito para eleger os novos conselheiros do município de Baião. E no dia 04 deste mês, foi o último dia para usar toda artilharia disponível em favor de seus aliados.


2º colocado - 726 votos


.

Eleita na 3º colocação com 437 votos


Que acompanhou de perto a eleição pode observar as ligações políticas impulsionando a maioria dos candidatos. Lideranças do Executivo, Legislativo e até líderes ligados as igrejas evangélicas do município, trabalharam com afinco para eleger seus candidatos.






(não temos a foto)
Eleita na 4ª colocação, Darlene de Paiva Rodrigues




Eleito na 5ª colocação 412 votos



Dois candidatos conseguiram a reeleição para continuar atuando no Conselho, o segundo mais votado Adnildo Lisboa e o quinto colocado, Clodoaldo Mendes.





Relação dos candidatos que não foram eleitos
6º Colocado - 377 votos


7ª colocada - 347 votos





(não temos a foto)
8ª colocada -  315 votos - Marilza Arnaud Martins





(não temos a foto)
9ª colocada - 216 votos - Marcia Cristina Tavares de Freitas




10º colocado com 134 votos




11º Colocado - 102 votos

Equipe que trabalhou na organização e apuração da eleição



Resultado oficial