Este site é pessoal e tem o foco principal, nas notícias e fatos de interesse de nosso povo e das nossas coisas. Então, significa que não temos equipe e nem tempo para informar tudo o que acontece em Baião e região, ficando ao nosso critério divulgar as informações mais relevantes.
"Vote na enquete, assista os vídeos, deixe seu comentário e divirta-se."

domingo, 27 de novembro de 2011

EDIÇÃO 20 - NOVEMBRO DE 2011

232 ANOS DE BAIÃO
FOTO AÉREA DA CIDADE, VISTA PELA RUA ANTÔNIO BAIÃO E AO FUNDO O RIO TOCANTINS
 PREFEITO SACI E A 1ª DAMA LIDUINA
CAVALGADA
As comemorações do aniversário da cidade tiveram início com a primeira apresentação dos BOTO DO CANAL E TUCUXI, no dia 29, na quadra municipal, Pela manhã do dia 30,  houve queima de fogos. Ás 07 h,  foi realizada uma missa  na igreja de Santo Antônio, logo em seguida, foi cortado um bolo seguido de um ato político.
A partir das 18h, apresentaram-se os grupos da terceira Idade, quilombola, guarda mirim, seguidos de discursos das autoridades da cidade. Tendo à frente, o prefeito SACI e o vice Tales, e a partir das 22h, o comando foi da aparelhagem  SuperPop que atraiu milhares de pessoas e tocou até o sol raiar. Paralelo às comemorações, aconteceu no salão paroquial uma  exposição realizada pela prefeitura de Baião, organizada pela secretaria de educação com a participação das escolas da cidade, onde  foram homenageadas personalidades do nosso município, com destaque para os três escritores: Nelito Lopes, Sandoval Coelho Ramos e Evaldo Lemos e dos compositores anônimos: Shamon, Xicaca e Douglas Brasil (filho).  Também fizeram parte das comemorações, uma companhia de peão montados a cavalos, que desfilaram pelas ruas da cidade.



1º FESTIVAL FOLCLÓRICO BAIONENSE
Com belas fantasias, alegorias, abadá, muitas danças, com brincantes animados e bem coreografados e ainda duas torcidas agitadas, foi assim que começou o grande festival cultural que teve como personagens principais os Botos do Canal e Boto Tucuxi. A batalha dos botos aconteceu no dia 29 de outubro na quadra municipal que ficou superlotada de publico que aplaudiu e vibrou com as apresentações. O vencedor desta primeira edição do festival foi o Boto Tucuxi.
Apesar de ser a primeira apresentação os dois personagens estavam alinhados e bem produzidos. Todo esse projeto teve início em 2009 com a criação das duas companhias de lá pra cá o povo abraçou a iniciativa e hoje elas já possuem torcidas apaixonadas.
A comissão organizadora geral é composta de 12 membros compostas por 6 representantes de cada companhia, durante o evento foram avaliados 10 quesitos para pontuação, incluindo as galeras (torcidas) que se apresentaram com abadás específico.
 DESTAQUE DO BOTO DO CANAL
O primeiro a se apresentar foi o Boto do Canal que abriu seu desfile com o tema: “Nas margens da profundeza do rio Tocantins, Baião mergulha em histórias e lenda cultural” a comissão de frente com o sub tema: A tribo do Assurini, logo a seguir veio a porta estandarte, seguido pelo Mastro que as pessoas dançam e cantam sempre acompanhada por uma banda musical, e depois veio a primeira  Ala apresentando os ribeirinhos do  rio Tocantins. A apresentação do  personagem principal o Boto do canal e sua musa aconteceram no meio da apresentação da companhia. A Segunda Ala apresentou a cultura baionense, trazendo o carimbó, o Siriá e o Samba de cacete.
Continuando sua apresentação o dançarino Davi veio caracterizado como pajé indígenas que simulou um ritual auxiliado por seus ajudantes e aprendizes. Encerrando a sua apresentação a terceira Ala apresentou o encontro do profano com o religioso através da lenda do Boto.

DESTAQUE MIRIM DO BOTO  TUCUXI

Logo em seguida veio a Segunda companhia que dançou e encantou o público presente defendendo o tema “Boto Tucuxi no Universo Lendário das Águas” e trouxe as seguintes alas: Comissão de Frente como  destaque a bela morena Tatiany Miranda, Porta Estandarte representada pela bonita Cristiane Pimentel, O mastro composto de 30 brincantes, 1ª Ala Folclórica de lendas amazônicas, tendo como destaque a jovem Bárbara Lobo ( a Cobra Grande), Silvia Duarte como a mãe d’água, Lívia Tamisy como a Vitória Régia, Walmarlon Monteiro como o Boto Tucuxi, e a musa do boto Andrícia Melo.
DESTAQUES DO BOTO TUCUXI
Continuando a apresentação do boto Tucuxi, a ala da sedução e encantamento, a pajelância com o pajé Valmir Silva e encerrando a apresentação a ala indígena com 33 brincantes. Realmente um grande sucesso que no ano que vem promete muito mais. O evento contou com apoio da secretarias da Juventude e gestão que tem como secretários Sara Ramos e Manoel da Rocha Ramos.
 GALERA DO BOTO DO CANAL





EM SOCIEDADE
Bárbara Lobo
Representando a lenda da cobra grande, “Bárbara Lobo”  apresentou-se  na ala folclórica como destaque. Representando o universo  lendário das águas. Ela dançou, fez coreografias e encantou o público presente, com sua beleza e simpatia, na
grande apresentação  do Boto Tucuxi

 Aniversariante em pose especial para o  CORREIO BAIONENSE
Delma com seus filhos  e netos
ANIVERSÁRIO
No dia 25 de outubro, ocorreu o aniversário de uma figura ilustre da sociedade baionense. “O aniversário da Prof.ª Delma”.
A comemoração dos seus 50 anos, se realizou num “Café da Manhã”, oferecido pela família Sanches, no Salão de Eventos “Encontro dos Amigos”. O nome do ambiente se ajustou ao acontecimento, pois , ela estava rodeada de amigos.
Tudo começou com a oração da manhã feita pela própria aniversariante, que num gesto de simplicidade e humildade agradeceu a  Deus por tudo o que acontecera na sua trajetória de vida. Em seguida, ouviu-se o discurso emocionante do Ilmº prof. Arivaldo Ferreira de Souza que revelou o quanto ela é importante para a Escola Sinagoga! E, palavras ditas pela Ilm.ª Prof.ª Perla Bohadana que fez elogios a sua colega de grupo do convívio de Cametá, onde fazem curso superior pela Universidade Federal do Pará.
Entre as muitas celebridades, estavam Leyde Lira, Marizete Lira, Cristiane Campelo, Lindomar Paixão, Rosemmay Couto, Dona Carminha Sena, Ivete Lemos, Renato Lemos, Mª José Perdigão e outras.
O parabéns foi acompanhado pelos músicos  integrantes da Banda Eros. E tudo terminou com um maravilhoso banho de piscina que se estendeu ao meio dia.



 MUSA ANDRÍCIA MELO
O Boto Tucuxi em sua primeira apresentação oficial, presenteou ao público presente a quadra municipal, sua musa “ Andrícia Melo”, que dançou com passos coreografados, representando a moça mais bela e sedutora da festa. Cabocla nativa e praieira, seu gingado é comparado com a maré cheia. Tem Mistério e o espirito guerreiro, ama a dança, os sentimentos de amor e paixão, suaves como o banzeiro do rio.  Andrícia deu um show irradiando toda a sua beleza nativa de olhar selvagem, com seu lindo corpo emoldurado de flores ao lado do personagem principal da apresentação.


HOMENAGEM Á SANDOVAL RAMOS
Nossas homenagens  “In Memoriam” ao amigo que nos deixou no mês de novembro. O Correio Baionense deve a ele a colaboração de matérias e do nome do jornal, bem como dezenas de orientações, sugestões e idéias que deram o impulso inicial a este tablóide. Que Deus console os corações de seus familiares.
Essa foto foi o último registro festivo do homenageado durante o aniversário de sua neta SARA.

COLAÇÃO DE CÁSSIA DE NAZARÉ 
Com uma bela festa de formatura, realizada no Complexo Boca Livre, colou grau em Técnico de Enfermagem pelo SIEPA,  Cássia de Nazaré Braga Campelo, filha dos empresários Anselmo & Graça da loja “Graça Confecções”.

FORMATURA DE MARIA ANTONICE 
Colou grau no curso superior de Pedagogia pela  Faculdade Teológica do Pará-FATEP, a professora MARIA  ANTONICE VIANA MOREIRA. A cerimônia aconteceu no Complexo Boca Livre, no dia 23 de outubro. A formanda aparece na foto ao lado seus tios Manoel & Djanira Moreira e de convidados. 


Aida Ramos e seu genro Fernando
Rosângela Pompeu, Aida Ramos e seu marido  "Ceará"

 COLAÇÃO DE AIDA PESSOA RAMOS 
A muito querida e alegre professora Aida, comemorou dia 23 de outubro a conclusão do curso superior de licenciatura em pedagogia, pela Faculdade Teológica do Pará-FATEP.
O evento foi realizado no Complexo Boca Livre.





ESCOLA SANTO ANTÔNIO COMEMORA

Professores e servidores da Escola Santo Antônio 
Ernesto Junior em passeata pelas ruas da cidade 
Nilma Fernandes, Rosângela Pompeu, Lisete (mãe), Ernesto Junior, Sec. educação Toninho e o pai do aluno, Ernesto.
MISS ALDIANE GOMES (BAD BOYS)
CANDIDATAS QUE CONCORRERAM AO TÍTULO NO 11º JOGOS

A escola Santo Antônio comemora a premiação do aluno da 8ª série Ernesto Junior, pela premiação recebida do Ministério da Educação-MEC, pela expressiva pontuação que ele conquistou na Olimpíada Brasileira de Matemática-OBEMEP 2010. A referida escola realizou no mês de novembro o 11º Jogos internos, no desfile de miss a vencedora foi Aldiane Gomes do equipe de Bad Boys
(foto)



EDITORIAL
O Natal está chegando, e desde já, desejamos um natal com Cristo Jesus em cada lar. Que a lembrança de seu nascimento seja permanente em nossas vidas, pois só através dele é possível alcançar o céu.
Jesus Cristo representa tudo para nós, viva este período natalino como se fosse o último, pois o dia de amanhã não nos pertence. Perdoe mais, ame mais, cuide mais, enfim, faça tudo de bom que você não fez durante esse ano, aproveite e faça agora.
Feliz Natal com Jesus.



BLOG DA RÁDIO CIPÓ

CORREIO BAIONENSE A VENDA
Não esqueça que você pode ler o nosso jornal na internet no site ( correiobaionense.blospot.com) e compra-lo em Belém na Banca do ALVINO na praça da Republica esquina das ruas Presidente Vargas e Riachuelo.
    RAIO CAUSA PREJUÍZOS
No Domingo, 13 de novembro, durante a torrencial chuva que caiu sobre nossa cidade, diversos de eletrodomésticos, transformadores da rede celpa, o sistema do banco do Brasil e dos Correios, sofreram panes devido a explosão do raio. 
NAVE COMPRA ÔNIBUS NOVO
Já está em circulação fazendo a linha Baião/Belém, o novo micro-ônibus da empresa Nave de Baião. Ele possui ar condicionado e som. Uma boa pedida para viajar para Belém, com preço especial e venda de passagem no terminal rodoviário.
CARNE ESPECIONADA (SIF)
Acabou de inaugurar a CASA DE CARNE “SERVE BEM”, que vende carne bovina oriunda do frigorífico da cidade do Breu Branco, com inspeção do  Serviço  de Inspeção Federal -SIF  do Ministério da Agricultura, garantindo assim, a qualidade da carne vendida naquele estabelecimento, que está localizado bem ao lado do Fórum de Baião.
ALUNO NOTA 10 - 2011
O Correio Baionense promoverá no final do ano  a segunda edição do   Prêmio  “Aluno Nota 10”. Premiação destinada aos melhores alunos das escolas municipais da cidade.
DIVISÃO DO PARÁ 
Dia 11 de dezembro, acontecerá a votação do  plebiscito sobre a divisão do estado do Pará. A grande verdade é que querem dividir o nosso estado e ficar com as riquezas, muitas delas ainda não descobertas. Todas elas oriundas de outros estados do Brasil e que agora querem criar milhares de cargos políticos ( governadores, deputados, vereadores etc..), além do que se a divisão vingar, o Pará perderá as hidrelétricas (Tucurui, Belo Monte), a serra dos Carajás ou seja, todas as nossas riquezas minerais e vegetais, portanto, vote NÃO.


 4ª CONFRATERNIZAÇÃO DE JOVENS NO ENGENHO
Uma noite gloriosa aconteceu dia 22 de outubro na vila do Engenho,

com a realização da 4ª Confraternização do grupo de jovens da

Assembleia de Deus. O tema da festa foi “ Enchei-vos do Espírito Santo,

Ef. 5;18”.O ministrante da Palavra de Deus foi o presbítero da cidade

de Mocajuba, Benedito.

       A cantora Cleuma de Jesus cantou vários louvores e a igreja adorou ao

Senhor Jesus. O pastor presidente  Heldatã Araujo, dirigiu

a reunião, onde Centenas de fiéis da cidade e do interior prestigiaram

àquela congregação, que tem como dirigentes o presbítero Mario Barbosa

e do grupo jovem, Jucival.


3º ANO DA CONSCIÊNCIA EVANGÉLICA

Com um culto de louvor a Deus celebrado dia 31 de outubro, na quadra

Higino Ramos, a comunidade evangélica do município esteve reunida

comemorando a data. A celebração foi dirigida pelo pastor Isaque

Lopes, presidente da igreja Pentencostal Assembleia de Deus.
       Neste ano, o pregador oficial foi o evangelista  Agenor Filho que

pregou sobre o final dos últimos tempos e conclamou a todos servirem

mais a Deus que ao mundo. A cobertura musical foi da banda Coração de

Adoradores da cidade de Mocajuba e a participação dos cantores Iracema

Filha, Agenor Filho e Regina Débora.

       Caravanas de fiéis vindo das localidades de Joana Peres, Umarizal

(Apei), igrejas Cristãs de Joana Peres e da vila de Ituquara, bem como

a participação de 14 denominações  acompanhadas de seus respectivos

pastores e liderados, lotaram parcialmente o local do evento. A

missionária Auréa Souza deu uma palavra sobre a lei municipal

1.409/2008, que instituiu o dia festivo,31 de outubro, como  feriado municipal.
       O Diretor presidente do  jornal Correio Baionense, Paulo Menezes,
 lembrou do empenho pessoal da ex-prefeita Jandira do Pilar para aprovação da referida lei.
 O evento contou pela primeira vez  com  a participação da igreja Assembleia de Deus ( campo 
de Belém-Pa), na  pessoa de seu presidente Pastor Welligton.
       Foram momentos de muita unção e adoração a Deus. Segundo os pastores
que organizaram a programação, no próximo ano,o evento terá maior
divulgação .



RÉCEM CASADOS
 José Benedito, José Narciso, Joelson, Osiel, Otoniel e Adanilson com suas esposas
 Os pastores Nelito Lopes, Jonas Borges, Raimundo Nascimento, Marco ( Araquembáua)
8º CONGRESSO DE  SENHORAS DA ASSEMBLÉIA DE DEUS
Uma grande concentração de fé aconteceu nos dias 28,29 e 30 de outubro,

no Templo Central da Assembleia de Deus,  localizado na rua Antônio

Baião, durante o 8º Congresso de Senhoras daquela denominação.

       A programação reuniu milhares de pessoas nos três dias com caravanas

das igrejas Petencostais, Madureira e ainda da Assembleia de Deus da

vila de Araquembáua, bem como de fiéis vindo das colônias: Engenho,

Cardoso, Calados, Tambaí, Açaizal, Maçaranduba, Flexal, Bração Miri,

Caju, Cravo e Mirititeua e também das congregações da cidade.

       Na primeira noite,aconteceu um casamento comunitário com os casais: José

Benedito e Maria de Jesus, José Narciso e Maria Luiza, Joelson de

Azevedo e Nivalima Miranda, Osiel da Silva e Joana D’arc, Otoniel

Ferreira e Zuleida Cristina, Adanilson Viana e Aldeniza Soares.A

cerimônia foi celebrada pelo pastor  presidente Heldatã.

       O pregador da 1ª noite foi o pastor Heldatã Araujo, e nos dois outros

dias, o pastor Jonas Borges que veio em caravana com o  pastor
Nelito Lopes e a cantora Vanessa. Todos foram recepcionados pelo
pastor presidente Heldatã Araujo e pelas coordenadoras gerais do grupo
de senhoras, Ana Lucas e Fátima.




SISTEMA INTEGRADO DE EDUCAÇÃO BÁSICA E PROFISSIONAL DO PARÁ - SIEPA
CURSO TÉCNICO DE ENFERMAGEM - FORMANDOS 2011
Patrono: Nilton Lopes de Farias    Patronesse: Benedita do Pilar Lobo Dias    Madrinha: Liduina Aart’s de Farias Diretor geral do SIEPA: Denilson do R. Menezes,
Coordenadora do SIEPA-Baião: Enf. Flávia Brasil dos Santos Estumano Coordenadora pedagógica: Priscila L.da Silva Viana
 Professoras Homenageadas: Enfermeiros: Simone Vieira, Lilia do S. Silva Ponte, 
Isís M. de Oliveira, Wagner dos Santos Monteiro  Nome da Turma: Enfermeiro Hélcio Kuplas de Lima. Professor Homenageado: Biomédico Manoel Guacélis Junior.

FORMANDOS

ADÉLIA HISTEICY DA S. DOS SANTOS, ADÍLIA LINS DE OLIVEIRA, ADRIANE DE JESUS R. PESSOA, ALAÍDE OLIVEIRA DE LIMA, ANTONIETE GOMES DE ASSUNÇÃO, ANTONIO DE JESUS F. LEMOS, CÁSSIA DE NAZARÉ BRAGA CAMPELO, CENIRA PINTO BARROS, CILENE VIEIRA GOMES, CLEONICE CAMPELO MEDEIROS, DANIELA DIAS BORGES DIJELMA GOMES DA COSTA, DILZETE GOMES DA COSTA, DIVONEI DOS SANTOS CABRAL, DUCELENE DE ASSUNÇÃO DA PONTE, ELEM Mª. RAMOS NOGUEIRA, FABRÍCIO DA CRUZ COSTA, FAGNER TOCANTINS RAMOS, FRANCIONE MIRANDA BARBOSA, GERMANO P. DA ROCHA RAMOS, GÉSSICA P. NOGUEIRA LOPES,GIRLENE BENMUYAL RAMOS, GLAUBER RICHARD DOS SANTOS MEIRELES, GLEIZA MARIONE DE CARVALHO EVANGELISTA,  HELLEM NARJARA R. MEDEIROS, IZANI DÁRIO VILHENA, JACIANE Mª. QUEIROZ RODRIGUES,JANETE MOREIRA CONDE DA CRUZ, JORGE DE CARVALHO F. DA SILVA JUNIOR,JOSÉ RONEYSON GONÇALVES DOS SANTOS, JOSIANE OLIVEIRA FARIAS, JULIÉDIMA FERREIRA PUNHEIRO, JUSSIANE LOPES, LORENA MARTINS DA PONTE,LUCIÉLITON GOMES SOARES, MÁRCIA DE SOUZA NASCIMENTO, MARIA APARECIDA DA S. RODRIGUES, MARIA DAS GRAÇAS LEITE, MARIA ROSÁLIA S. PINTO, MARIA DO SOCORRO NERY CAMPELO, MAX FERREIRA MARTINS, NAJARA DE NAZARÉ RAMOS IGREJA, NARLENE COSTA MAURICIO,, NOEMIA BARBOSA DE SOUZA, PEDRO DE SOUZA SANTOS, RaÍ  DA SILVA DIAS RAIKA TOCANTINS FIEL RAFAELA MORAES DE SOUZA RAIMUNDA MEDEIROS LOPES, RITA DE CÁSSIA BARROSO FERREIRA, ROBERTA DE OLIVEIRA LIMA, ROGÉRIO  DA SILVA CAMPELO, ROSANA DA CONCEIÇÃO BRAGA DAMASCENO, ROSIANA RAMOS DA SILVA, ROSIANA DE SOUZA CARDOSO, SABRINA DE CÁSSIA DA SILVA, SOLANGE MIRANDA VIEIRA, SUE-ANNE RAMOS GALVÃO, TARCILENA BATISTA DE LIMA, TAMIRES MOREIRA DOS SANTOS, TEREZINHA DA SILVA RODRIGUES, THELMA LEMOS DE FREITAS, TONETE DOS SANTOS MEIRELES.




FACULDADE TEOLÓGICA DO PARÁ - FATEP
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA - 2011
Reitor: Carlos Franca - Patrono da Turma: Prefeito Nilton Lopes de Farias - Nome da Turma: Benedita do Pilar Lobo Dias - Paraninfo: Galileu Bohadana Lobo - Padrinho: Antônio de Pádua da Paixão  e Laurinei Ramos - Madrinhas da Turma: Flávia Brasil Estumano, Rosana Damasceno Braga, Ariele da Silva de Souza, Ângela Gonçalves.

FORMANDOS


AIDA RAMOS PESSOA, ALICE LISBOA R. RAMOS, ALDINEY CORRÊA DA S. LIMA, ÁUREA VIANA DA SILVA, DOMINGOS DA SILVA LISBOA, ELISON VIEIRA PINTO, ÉRICA VASCONCELOS DE B. DOS REIS, EZEQUIAS PAES DE LEÃO, IZANE DARIO VILHENA, JULIETE MEDEIROS DA COSTA, LAUDENISE DO SOCORRO A. BATISTA, LUCIMAR NAZARÉ DE O. NOGUEIRA, LUZIA CORRÊA M. FERREIRA, MARIA ANTONICE V. MOREIRA, MARIA CLAUDIA PAES DE LEÃO, MARIA DE JESUS R. SERRÃO, MARIA DE FÁTIMA O. DE LIMA, MARIA LÍDIA DOS P. DE CARVALHO, MARILÉA MACIEIRA RAMOS, NELSON RAMOS FILHO, NAZARENO TAVARES DE SOUZA, PORFIRIO DE PAULA  DOS REIS, ROSÂNGELA MARIA DE N. FARIAS, SILOEL DIAS CARVALHO, VERA LÚCIA P. SOARES, WILLAME SANCHES DE CHISTO .