Este site é pessoal e tem o foco principal, nas notícias e fatos de interesse de nosso povo e das nossas coisas. Então, significa que não temos equipe e nem tempo para informar tudo o que acontece em Baião e região, ficando ao nosso critério divulgar as informações mais relevantes.
"Vote na enquete, assista os vídeos, deixe seu comentário e divirta-se."

terça-feira, 28 de novembro de 2017

REVISÃO DO PLANO DIRETOR DE BAIÃO

REVISÃO DO PLANO DIRETOR DE BAIÃO   
No município de Baião, estão acontecendo reuniões com objetivo de atualizar os dados setoriais em educação, saúde, habitação, etc, para melhorar a aplicação dos recursos públicos.


Entrevistamos a Secretaria de Planejamento e Gestão, da prefeitura de Baião.

Com cursos em  Administração, formada pela Universidade Federal do Pará, atuando a mais de vinte anos em  gestão pública municipal,  Deusirene Moura da Costa, coordena os trabalhos do plano diretor baionense.

Quais os benefícios para o município?

O Plano Diretor é um instrumento básico da politica de desenvolvimento  e expansão urbana e tem por objetivo ordenar o pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade e garantir o bem-estar de seus habitantes através da execuções  e integração das politicas setoriais (saúde,educação, mobilidade, saneamento, habitação, regularização fundiária, transporte, transito e ouros). Portanto, os benefícios para o Município estão na execução das politicas direcionadas a população.

 Este plano valerá por quantos anos?

 O art.40 do Estatuto da Cidade determina a lei que instituir o plano diretor deverá ser revisada pelo menos a cada dez anos. Ou seja, a cada dez anos o plano deve ser atualizado de acordo com a nova realidade do município.

O governo municipal fica obrigado a seguir este plano?

Sim, o Governo Municipal deverá sim seguir o Plano Diretor, tendo em vista que é uma obrigação  prevista na Constituição Federal no  art. 182 e 183  no capítulo que trata da Politica Urbana , pois  é  no Plano Diretor  que estão as diretrizes, estratégias para o desenvolvimento municipal, para o ordenamento territorial e para a gestão urbana. O município que não  elaborar ou revisar seu Plano Diretor fica impedido de acessar os recursos do Ministério das Cidades e outros recursos da União  e o seu gestor pode ser penalizado por improbidade administrativa.

De acordo com a secretária, vão acontecer audiências públicas nas vilas e na área urbana do município, em cinco bairros da zona urbana, além da zona urbana, conforme descrito nas fotos desta postagem.

INAUGURADA A ILUMINAÇÃO DE NATAL

INAUGURADA A ILUMINAÇÃO DE NATAL
Da praça Matriz, dia 24/11, em Baião.




A bela decoração foi feita com materiais reciclados, pela Secretaria de Meio Ambiente do município.
O grande momento foi quando a contagem regressiva para se ascenderem toda a iluminação.
Fotos de André Ramos.

TERCEIRA CRUZADA EVANGELÍSTICA IEQ

TERCEIRA CRUZADA EVANGELÍSTICA IEQ
Neste sábado, 25, a igreja do evangelho quadrangular, realizou a terceira edição deste culto de louvor á Deus.


Os pastores (a),  e Elvis, estavam na direção do evento. Bons momentos para adorar a Deus.
Fotos via celular, PCmenezes.

1º ANINHO DO MATHEUS GUILHERME

1º ANINHO DO MATHEUS GUILHERME
Papai Matheus & mamãe Manoela, vibravam de alegria com a festa para comemorar o primeiro ano de existência do primogênito do casal. Familiares e amigos comemoraram a data na Arena do Oberdan, dia 18 deste mês.


A decoração da Sonhos decorações &ventos, com fotografias de Fillipe Pompeu, para a produtora Correio Baionense.
Obrigado pela preferência.

SEGURO DEFESO COMEÇA SER LIBERADO.

SEGURO DEFESO COMEÇA SER LIBERADO. Começou a liberação dos seguros defeso dos pescadores baionenses.

 Segundo o presidente da colônia de pescadores de Baião,  Venus Taçara, os seguros já começaram ser emitidos, dos pescadores que não estejam suspensos, e a partir do dia 03 de dezembro, a liberação de seguro defeso será ampliada.
De acordo com Taçara, as portarias. N° 11 e 39, já foram revogadas e o MDIC, que é o orgão responsável  para fazer a ativação do seguro, está contratando mão de obra com a finalidade de dar maior vasão aos processos.
 Quanto a portaria n° 1566, se refere  a ação judicial e ainda não tem ainda previsão.
Sobre o inquérito policial que suspendeu o seguro, a polícia pediu ao  MDIC, fazer um recadastramento nacional, onde tem a previsão para acontecer em abril de 2018.

9° CONGRESSO DA UMAADEB

9° CONGRESSO DA UMAADEB
A Assembleia de Deus, em Baião, realizou em seu templo central, mais uma comemoração do grupo jovem.
Foram dois dias, 18 e 19 , deste mês.
Muito louvor com essa Mocidade linda, que enfrenta o mundo para servir ao nosso Deus.

Fechando com chave de ouro, o pastor Eduardo Pinto, presidente da denominação, realizou a cerimônia de noivado de Leandro & Cíntia, filha do casal Pb. Uélido, Valdinéia,  e o noivo, filho de   Leonor e Vílson.


Parabéns mutiplos, a festa e ao noivado. Tin, tin......
Fotos via celular de P.menezes.

CAMPEONATO BAIONENSE DE FUTSAL FEMININO

CAMPEONATO BAIONENSE DE FUTSAL FEMININO
De acordo com informações do coordenador da competição, Anderson Pantoja Barbosa, nesta sexta-feira, 19,  chegou na fase de semi final, e as equipes semifinalista e a classificadas já foram definidas.
A Classificação ficou assim:
1°Gladiadoras
2°Dallas FC
3°Fut Girls
4°Sem limites
Semifinais
1° jogo
Gladiadoras x Sem limites
2°Dallas FC x Fut Girls
 Ainda não está definida a data.