Este site é pessoal e tem o foco principal, nas notícias e fatos de interesse de nosso povo e das nossas coisas. Então, significa que não temos equipe e nem tempo para informar tudo o que acontece em Baião e região, ficando ao nosso critério divulgar as informações mais relevantes.
"Vote na enquete, assista os vídeos, deixe seu comentário e divirta-se."

sexta-feira, 10 de julho de 2015

REVIRAVOLTA NO CASO SUELEN GAIA

Caso Suelen Gaia De Oliveira  tem reviravolta!!!


Uma reviravolta no caso na grávida que foi encontrada morta em sua residência.

No mês em que completa 6 meses da morte da grávida, a polícia científica, esteve em Baião, realizando outra perícia, com exumação do cadáver.


Relembre o caso:

De acordo com as informações coletadas com a família, a técnica de enfermagem Suelen Gaia De Oliveira Gaia de 31 anos, foi encontrada por volta das 8h da manhã deste domingo (04/01) na sua residência no Bairro Novo. Pelas cenas apresentadas no local, a principal suspeita é de que ela tenha cometido suicídio.
Suelen estava grávida e daria a luz ao seu terceiro filho no final deste mês de janeiro, porém a gravidez foi tragicamente interrompida com a fatalidade.
Jovem, bonita e alegre, ela vivia para sua família e amigos. Ainda de acordo com informações dos familiares, no Natal e Ano Novo, ela fez questão de registrar todos os momentos. Seria uma despedida?
O fato chocou a cidade. Em frente ao hospital, centenas de curiosos que chegavam em busca de informações.
Enquanto isso, equipes de médicos e enfermeiros, ainda tentavam de todas as formas salvar a criança, mas os batimentos cardíacos já não respondiam aos estímulos.
Após a confirmação de ambos óbitos, o corpo foi conduzido até o necrotério do hospital São Joaquim, onde permaneceu por algumas horas até ser embalsamado.
No velório, muitas homenagens e total comoção. 
Matéria: Paco Martins.



Foto: Joana Peres


Na tarde desta quarta feira (08/07), uma equipe do Instituto Renato Chaves do escritório de Abaetetuba, realizou a exumação dos restos mortais da vítima,
Foto: Joana Peres

centenas de curiosos correram para o cemitério para assistir o trabalho dos peritos.

Foto: Joana Peres


Foto: Joana Peres
Segundo o tio da vítima, Jeferson salgado, durante a exumação pode se ver que nos locais onde seriam feitas as análises, as coxas, braços e na região do pescoço, estavam intactas, permitindo que o trabalho de coleta de provas, tivessem êxito,



Foto: Joana Peres

e que a exumação aconteceu, devido a causa da morte atestada por laudo do próprio Instituto, apontando "asfixia mecânica". Nos próximos de 30 a 45 dias, o laudo com as conclusões finais será expedido pelo Renato Chaves.


Foto: Joana Peres

Participaram da exumação, os advogados de defesa Madson e o de acusação, Misael Dias, além de familiares e do oficial de justiça.
Nota de esclarecimento emitido pela família.


Manifestação seguida de passeata pelas ruas de Baião, organizada recentemente pela
família da vítima, pedindo justiça.


81 ANOS DA ASSEMBLEIA DE DEUS EM TUCURUÍ

Assembleia de Deus em Tucuruí (PA) celebra 81 anos com edição da Palavra de Deus 

Abertura da celebração dos 81 anos da Assembléia de Deus em Tucuruí, o evento esta sendo realizado na arena do jubileu na 7 de setembro.
Uma multidão  participou da abertura, a festa continua até o dia 12/07.

Para celebrar seus 80 anos dedicados a levar às Boas-novas à população tucuruiense, a Igreja Assembleia de Deus de Tucuruí (PA) escolheu uma maneira bastante especial: publicar uma edição personalizada da Bíblia Sagrada. Com uma tiragem de quatro mil exemplares, a obra foi apresentada durante evento comemorativo e foi desenvolvida em parceria com a Sociedade Bíblica do Brasil, por meio do projeto Bíblia de Afinidades. “A celebração contou com a participação de vários líderes das Assembleias de Deus, que puderam conferir de perto o projeto”, contou o líder da Igreja, pastor Océlio Nauar, informando que a edição recebeu acabamento editorial caprichado, com quatro diferentes cores de capa. 
Foto: Kleber Raniere

Linda apresentação do Coral Oásis para glória de Deus!


A festa pelos 80 anos contou a apresentação de orquestra composta por 150 músicos, incluindo crianças entre 9 e 15 anos, além de um coral feminino de 800 vozes - todos membros da Igreja. Houve, ainda, uma caminhada de fiéis até o rio Tocantins, onde foram batizados 400 novos convertidos. A SBB marcou presença na comemoração com um estande. 
Foto: Kleber Raniere

Foto: Kleber Raniere

Arena do Jubileu montada no terreno localizado  na Avenida 7 de Setembro próximo ao Ginásio Poliesportivo.

Foto: Kleber Raniere



Foto: Kleber Raniere



terça-feira, 7 de julho de 2015

1º ANIVERSÁRIO DE LEAN LORENZO

1º ANIVERSÁRIO DE LEAN LORENZO
Uma bonita festa organizada pela família para celebrar o primeiro ano de nascimento  do Lean Lorenzo.
A comemoração aconteceu dia 26/06.
Titia Maria, Lorenzo e Mamãe Ivanete.















Os pais do lorenzo Ivanete & Liler.


















ENTREVISTA DO "DR. LOCA"

ENTREVISTA
Atendendo a diversos pedidos de internautas, e devido a edição ter se esgotado nos jornaleiros, estaremos publicando a entrevista do médico Lourival Menezes, que foi publicada na edição nº 43, que circulou dia 26/06, nas ruas da cidade.


Com objetivo de buscar idéias e sugestões para o desenvolvimento de Baião, apresentaremos nas próximas edições uma série de entrevistas com personalidades baionense, que tenham projetos voltados para impulsionar o progresso do município de Baião e de Mocajuba.
Nosso primeiro entrevistado será o médico renomado Lourival Menezes, mais conhecido pelo carinhoso apelido de infância “Dr. Loca”. 
Menino de origem humilde filho de um pequeno comerciante o qual também exerceu o cargo de vereador em nossa cidade ,que viveu toda a sua infância em Baião e frequentou as escolas de nossa cidade, partindo para a capital do estado quando não havia mais estudos. Ingressou na faculdade de Medicina se formando médico aos 24 anos de idade pela UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARÁ. No ano seguinte partiria para São Paulo em busca de uma melhor formação profissional se especializando na Área de ginecologia e obstetrícia com mestrado em Oncologia pélvica pela ESCOLA PAULISTA DE MEDICINA. Atua no município de Tucuruí, onde é concursado pelo Município e pelo Estado no Hospital Regional . Proprietário do CENTRO MÉDICO DE TUCURUÍ (CEMET). Mantêm empreendimentos em Baião como prédios, fazenda e um projeto de reflorestamento com 80 mil pés de Paricá.
Como empresário visionário, acredita numa Baião melhor. Sempre menciona seu amor por esta cidade e hoje é grande  investidor, como ninguém. Vamos lutar para que este processo político para renove e transforme nossa cidade  numa economia sustentável com melhorias na educação, na saúde, na segurança pública, na agricultura e no urbanismo pra embelezar nossa cidade com capacidade de agregar mais turistas pra fomentar nossa economia local.

CORREIO BAIONENSE: Ultimamente temos visto crescer a violência em Baião, qual sua sugestão para atacar o problema?
LOURIVAL MENEZES:  Defendo uma central de inteligência policial com monitoramento das entradas e saídas da cidade cuja a função e atuar na prevenção do crime, integrando a polícia militar, civil e municipal. O papel principal é proteger os bancos ,combater o tráfico de drogas e restaurar a paz na nossa cidade. Buscar parceira com o estado para melhorar o nosso contingente policial e com o projeto PROPAZ com criação de uma unidade pacificadora em nossa cidade (que está em obras).Precisamos combater o tráfico e o consumo de drogas, uma vez, que a droga é o principal propulsor da criminalidade os traficante assaltam os bancos para se capitalizar e o usuário assalta e comete outros crimes para manter o vício. 

CORREIO BAIONENSE:  A agricultura do município já foi pujante, no passado, quando  fomos grandes produtores de café, arroz e hoje estas culturas não atendem nem o comércio local. Como fixar o homem no campo evitando o êxodo pra cidade
LOURIVAL MENEZES:  Implementar políticas voltadas para o fortalecimento da agricultura e do homem do campo. Abrir caminhos para projetos de reflorestamento, em especial o PARICÁ a exemplo de Paragominas, transformando Baião em município verde com sustentabilidade ecológica e econômica, Valorizar o cultivo da policultura pimenta do reino, cacau e açaí. Valorizar a agricultura familiar com cultivo de  hortas, criação de galinhas ,suínos , caprinos e peixes. Ela  é a  chave para o nosso crescimento econômico, uma vez que não temos minérios , nem projetos federais como hidroelétrica e nem indústrias capazes de gerar dividendos para nossa população. Precisamos ter uma secretaria forte na agricultura com recursos próprios do município, através de um fundo de investimento municipal e privado, para isso é preciso buscar os bancos como instrumento fomentador da nossa agricultura ,através. do FNO

CORREIO BAIONENSE: Baião terra rica ecologicamente, porém pobre em turismo, que é a maior industria sem chaminé do mundo. Como atrair turistas para gastarem no município, gerando emprego e renda?
LOURIVAL MENEZES: Criando infra estrutura em nossa cidade pra fortalecer o turismo com valorização de nossas belezas naturais. È preciso criar condições de urbanização como asfalto ,abastecimento de água e luz elétrica para melhor atender nosso turista. Faz-se necessário dotar de meios de acessibilidade para os pontos turísticos de Baião. Apoiar a rede hoteleira e de restaurante para garantir hospedagem e boa alimentação. Promover eventos como atrativo pra nossa cidade. Faz se urgente melhorar a semana estudantil com a criação de uma liga de clubes participantes com autonomia de gestão para fortalecimento dos clubes. Com os clubes fortalecidos financeiramente teremos uma melhor semana. A prefeitura entrará com um patrocínio e os clubes vão promover o evento, através de uma liga independente formada por clubes.

CORREIO BAIONENSE:  A saúde em todo país está caótica, como criar um padrão de excelência em saúde no município? 
 LOURIVAL MENEZES: Melhorar o serviço de atenção básica com criação de polos regionais de atendimento no Ituquara e no Umarizal. Na cidade fazer o hospital funcionar em sua plenitude no regime de plantão nas especialidades básicas de cirurgia, clinica e pediatria com serviço de anestesia e banco de sangue. A criação de polos regionais visa prover estas regiões afastadas de nossa cidade com um poder resolutivo de atendimento e tratamento com médico e profissionais capaz de garantir este serviço. Pactuar com Tucurui serviços de saúde não realizados em nossa cidade é uma das alternativas e, criando as ambulanchas para transportes de doentes ribeirinhos e remoção de pacientes graves para TUCURUÍ.

CORREIO BAIONENSE: Assim como a saúde, a educação enfrenta grandes problemas como a evasão escolar. O que fazer para melhorar o sistema? 
LOURIVAL MENEZES: Buscar uma escola integral com alimentação e dedicação exclusiva de professores. Fazer o aluno ficar os dois turnos na escola com atividades físicas , intelectuais e profissionalizante com projetos no BANCO DE DESENVOLVIMENTO INTERNACIONAL. Valorizar o professor em sua plenitude financeira e social como instrumento transformador de nossa cidade.  No BID (banco de desenvolvimento interamericano) existem recursos para financiar a  nossa educação, com projetos para melhorar os nossos índices educacionais. A criação de cursos profissionalizantes para os nossos jovens voltados para nossa realidade local e buscando para esta juventude uma profissão e evitando o caminho da marginalidade. Defendo uma escola integral com valorização do professor, o maestro e formador de profissionais que podem mudar a realidade de uma população. A educação e o conhecimento é o meio mais rápido para o desenvolvimento social e econômico de um povo.

CORREIO BAIONENSE: Suas considerações finais.

LOURIVAL MENEZES: Agradeço a oportunidade para manifestar nossas idéias, para a melhoria deste  lindo e rico município que apesar de trabalhar em Tucuruí, temos acompanhado de perto tudo que acontece nesta terra abençoada.
Na próxima edição estarão sendo entrevistados, outras personalidades que tenham idéias e projetos para o desenvolvimento de Baião, Mocajuba e região.



Originalmente a entrevista, fez parte da página 05 da edição 43.

ONDA DE VIOLÊNCIA NA COLÔNIA DE BAIÃO

ONDA DE VIOLÊNCIA NA COLÔNIA DE BAIÃO

Uma onda de violência assusta  a região da Colônia baionense.

Diversos casos de furtos de motos nesta região tem preocupado os moradores da área.

(Obs: matéria colhida junto a moradores da região. Os crimes foram registrados na delegacia de polícia.)

No dia 15/06 foi registrado o primeiro caso de roubo de uma moto Biz, em plena luz do dia. Segundo informações, 02 homens armados estavam escondidos no mato e quando a mulher do Gabriel (filho do Lino Farias) passava pela entrada do ramal do Arumanzal, foi atacada e lhe roubaram a moto Biz.


Passado alguns dias, novo  roubo, desta vez próximo a ponte na vila do Caju, dois homens armados com espingarda caseira, tentaram roubar a moto do irmão do João Maria,parente do  "Tio Bara".
Ao pedirem para serem socorridos, com a desculpa de ter acabado a gasolina de suas motos. A vítima foi dominada pelos meliantes, porém, um vacilo dos bandidos, fez com que a vítima entra-se em luta corporal chegando a tomar a arma de um deles.
Como não conseguiram , fugiram em direção a cidade de Tailândia e na ponte que liga a vila, abordaram outro motoqueiro, o "Pelado" e roubaram sua moto.

Dias depois, na vila de Tambaí Açu, as proximidades da escola daquela vila, 4 homens armados de espingardas e facão, roubaram a moto do " irmão do Xará.

Todos os crimes citados, são um "replay" da onda de violência que assolou aquela região, justamente no período da colheita da Pimenta do reino, quando em anos passados, 
diversas ações criminosas foram registradas, produzidas por bandidos vindos de outras cidades,inclusive com a morte de um deles. 
Os crimes foram registrados na delegacia da cidade, e até agora nenhum suspeito foi preso.


Prefeito de Oeiras do Pará, está sendo investigado pela justiça

Prefeito de Oeiras do Pará, está sendo investigado pela justiça

prefeito Ely Marcos Rodrigues (PMN



Matéria de O Liberal .

Segundo matéria do Jornal O Liberal, o prefeito daquela cidade, está sob investigação judicial, após denuncia do vereador Afrânio Andrade .
O juiz Paulo Gomes Jussara determina a instauração de procedimento investigatório criminal para apuração de supostas condutas delituosas praticadas pelo prefeito Ely Marcos Rodrigues (PMN).
Fonte: O LIberal / Amazonidas.blogspot.com