Este site é pessoal e tem o foco principal, nas notícias e fatos de interesse de nosso povo e das nossas coisas. Então, significa que não temos equipe e nem tempo para informar tudo o que acontece em Baião e região, ficando ao nosso critério divulgar as informações mais relevantes.
"Vote na enquete, assista os vídeos, deixe seu comentário e divirta-se."

sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

06/01/1835 - 2015 -190 ANOS DA CABANAGEM

06/01/1835 - 2015 -190 ANOS DA CABANAGEM 
Cabanagem foi uma revolta social ocorrida no Império do Brasil, na então província do Grão-Pará, estendendo-se de janeiro de 1835 a 1840, durante o período regencial brasileiro. Marcado por um cenário de pobreza extrema, fome e doenças, o conflito existiu muito devido à irrelevância política à qual a província foi relegada ao Príncipe Regente após a Independência do Brasil. Dado o seu saldo de mortos exorbitante e a chacina de povos promovida pela coroa, a Cabanagem é um dos maiores conflitos já ocorridos na história do país.
Nos antecedentes da revolta, havia uma mobilização da província do Grão-Pará para expulsar forças reacionárias que desejavam manter a região como colônia portuguesa. Muitos líderes locais da elite fazendeira, ressentidos pela falta de participação política nas decisões do governo brasileiro centralizador, também contribuíam com o clima de insatisfação após a instalação do governo provincial.1
A revolta teve início em 6 de janeiro de 1835 quando o quartel e o palácio do governo de Belém foram tomados por tapuios, cabanos, negros e índios liderados por Antônio Vinagre. O então presidente da província foi assassinado e instituiu-se um novo presidente, Clemente Malcher; a tomada de poder promoveu uma apoderação de material bélico por parte dos grupos revolucionários. Malcher, no entanto, mais identificado com as classes dominantes, foi rapidamente deposto.1 Sucedeu-se um conflito entre as tropas dele e as do líder dos cabanos, Eduardo Angelim, tendo estas saído vitoriosas. O frágil e instável controle cabano do Grão-Pará durou cerca de dez meses.
O império, então, nomeou por si um novo presidente, o barão de Caçapava, e, frente a essa afronta às tendências centralizadoras do governo central, bombardeou impiedosamente Belém. A deposição dos cabanos do poder foi rápida, porém, como muitos deles, mesmo fora do poder, continuaram a lutar, o império usou de seu poderio militar para sufocar a revolta e, até 1840, promoveu um extermínio em massa da população paraense. Estima-se que cerca de 30 a 40% da população de 100 mil habitantes do Grão-Pará tenha morrido no conflito.Calcula-se que de 30 a 40% de uma população estimada de 100 mil habitantes morreu. Em 1833 o Grão-Pará tinha 119.877 habitantes; 32.751 eram índios e 29.977, negros escravos. A maioria mestiça ("cruzamento" de índios, negros e brancos) chegava a 42 mil. A minoria totalizava 15 mil brancos, dos quais mais da metade eram portugueses.Foto Wikipédia - Eduardo Angelim.
Curtir ·  · 

FEIRA DE CIÊNCIAS & CULTURA

FEIRA DE CIÊNCIAS & CULTURA
A escola Santo Antônio realizou no dia de 12/12/2014, A 6ª Feira de Ciência & Cultura, com grande participação dos alunos. Projetos construídos pelos alunos com a coordenação dos professores, chamaram atenção de quem visitou os stands. Modelos de vulcão, reciclagem,experiências de ciências, matemática na culinária, palestras sobre doenças sexualmente transmissíveis-DST's, plantas medicinais, e várias outras expostas aos visitantes. Uma grande iniciativa que merecem serem parabenizados os educadores daquela escola. Exemplos simples, mas que despertaram o lado criativo dos alunos, quebrando a rotina de sala de aula. Um belo trabalho que deve ser seguido.
 — com Meirilandea Moreira e outras 19 pessoas.
Curtir ·  · 

BAIRRO NOVO CAMPEÃO 2014

BAIRRO NOVO CAMPEÃO 2014
A equipe do Bairro Novo, sagrou-se campeão do campeonato de rua de Baião. A equipe do Armazém Paraíba, foi o vice, a partida final aconteceu na Arena Tracuá dia 27/12/2014. A coordenação do evento comemorou a realização do evento.
 — com Vila Roca Comprida e outras 7 pessoas.

ANIVERSÁRIO DA CRISTIANHE CALDAS

CRISTIANHE EM FESTA
A jovem senhora Cristianhe Caldas Caldas comemorou ao lado de amigos e de familiares, mais uma virada da página da vida, a comemoração aconteceu dia 25/12/2014, em sua residência. Parabéns...
 — com Tathyane Fonseca.

NOVO PISO SALARIAL DOS PROFESSORES

Piso Nacional dos Professores vai a R$ 1917,78. Antes que Prefeitos e Governadores digam que não podem pagar, eu explico que podem. Podem pagar mais até. Vejamos:
1.Estados e municípios devem aplicar no mínimo 25% de suas receitas em manutenção e desenvolvimento do ensino;
2.Desses 25%, pelo menos 80% ( 20% dos 25% ) devem ir para o Fundeb-Fundo da Educação Básica. Sobram ainda 5%;
3. No Fundeb os recursos se dividem em duas partes: 60% pelo menos para os profissionais de educação (salários e carreira ) e 40% para manutenção e desenvolvimento do ensino. Caso os 20% dos estados e municípios não sejam suficientes para pagar os salários e os benefícios da carreira a União complementa;
4. De início, independente disso, a União já é obrigada a colocar no FUNDEB no mínimo 10% de tudo que estados e municípios destinam ao FUNDO. Esse " no mínimo " foi uma conquista dos deputados federais da educação ( eu no meio ) e dos movimentos educacionais em 2006. O Ministro da Fazenda era Palocci e não queria transferir esse " plus " da União ao Fundeb. Vencemos;
5. Além disso quanto maior o esforço de estados e municípios pela universalização de matrículas, repetência residual e evasão idem, mais ganham transferências do FUNDEB, que paga aos estados valores per capta de acordo com as matrículas nas diversas séries e jornadas educacionais em suas redes. Assim sendo, quem chora o pagamento do Piso deveria pedir desculpas, montar equipes capazes, ampliar as redes, reduzir repetência e evasão.
6. O Piso poderia ser maior? Sim. Faltou-nos força política no Congresso para conquistar mais vitórias sobre a equipe econômica da época. Agora, Piso é piso, não pode virar teto. Lutar por melhores salários, concurso público, o fim dos contratos precários e melhores políticas educacionais é dever de todos. Com o Plano Nacional de Educação aprovado em 2014 a meta é equiparar salários da educação com os de mercado com o mesmo grau de formação. À luta portanto. Quem fica parado é poste !
ps. É urgente o fortalecimento dos Conselhos de Acompanhamento do FUNDEB, cuja aplicação de recursos é foco grave de corrupção em todo o país

PROCURADO PELA POLÍCIA!

PROCURADO PELA POLÍCIA!
Marcos Carvalho adicionou 4 novas fotos.
 Policia Divulga fotos de acusados de crime em Breu Branco.
A policia civil de Breu Branco divulgou as fotos dos nacionais Gilson Santos da Cruz de 54 anos de idade , “vulgo CAPIXABÁ e de seu filho Edson Correa da Cruz de 33 anos.
Os mesmos são os principais suspeitos de terem cometido os famigerados crimes em que foram vítimas. Janaína Lopes da Silva de 18 anos de idade e da filha Pamela Vitória da Silva Pantoja de 1 ano e 8 meses de idade. Também um adolescente de 17 anos de idade foi atingido, mais sem gravidade.
O crime aconteceu no Bairro da Felicidade mais popularmente conhecido como Bairro do facão em Breu Branco na manhã do primeiro dia do ano de 2015.As vitimas participavam das comemorações em família de virada de ano, juntamente com diversas pessoas quando foram covardemente surpreendidas por o disparo efetuado pelos acusados Edson e Gilson A filha teve morte instantânea a mãe foi socorrida ainda com vida para A UPA( Unidade de Pronto Atendimento de Breu branco) e depois levada as presas para o Hospital Regional de Tucuruí onde após ter passado por cirurgias não resistiu e veio a falecer.
O Delegado de Policia Civil de Breu Branco Delegado Rommel Felipe O, de Souza Já está com o pedido de prisão preventiva decretada pelo Juiz titular da Comarca de Breu Branco Dr. José Jonas Lacerda de Sousa, contra os acusados. Segundo o Delegado todas as informações são de grande importância e espera que a população e quem souberem de qualquer informação, possa repassar a policia. Os telefones de contatos são: (094) 3786-1641 e (094) 99270-4474.
Até o momento de fechamento desta matéria a policia não possuía nenhuma informação que pudesse levar a prisão dos mesmos.

TENTATIVA DE ASSALTO EM BAIÃO

TENTATIVA DE ASSALTO EM BAIÃO
Uma dupla de bandidos foi presa na manhã de hoje no centro comercial da cidade. As primeiras notícias, dão conta que os elementos estavam em uma moto Titan vermelha. A prisão dos meliantes foi feito por uma patrulha daPolicia Militar Baião Dpm Baião, que fazia ronda pelas ruas. Os marginais seriam da cidade de Mocajuba e no momento da prisão, estavam em frente da Big Farma portando um revólver calibre 38, similar o da foto. Logo mais outras informações
Curtir ·  · 

Tucuruí: PAIS REALIZAM PROTESTO POR NÃO TER VAGAS EM ESCOLA PÚBLICA

Tucuruí: PAIS REALIZAM PROTESTO POR NÃO TER VAGAS EM ESCOLA PÚBLICA
Na manhã desta terça-feira (06), um grande grupo de pais protestaram impedindo a passagem de veículos no centro da cidade próximo à praça do Rotary.
O principal motivo do protesto era a falta de vaga na escola municipal Francisco de Assis Rios localizada no centro da cidade, segundo informações só tinham 125 vagas para novos alunos do 6º ano, o contrário da quantidade de pais querendo matriculas.
A secretaria de educação de Tucuruí disse em nota que há vagas em todas as 47 escolas municipais, a secretaria ainda garantiu que nenhum aluno ficará sem estudar.
Matéria: Jhonatan Santos – Regional Agora
Imagem de divulgação

GRÁVIDA DE 9 MESES COMETE SUICÍDIO EM BAIÃO

Paco Martins adicionou 10 novas fotos.
De acordo com as informações coletadas com a família, a técnica de enfermagem Suelen Gaia De Oliveira Gaia de 31 anos, foi encontrada por volta das 8h da manhã deste domingo (04) na sua residência no Bairro Novo. Pelas cenas apresentadas no local, a principal suspeita é de que ela tenha cometido suicídio.
Suelen estava grávida e daria a luz ao seu terceiro filho no final deste mês de janeiro, porém a gravidez foi tragicamente interrompida com a fatalidade.
Jovem, bonita e alegre, ela vivia para sua família e amigos. Ainda de acordo com informações dos familiares, no Natal e Ano Novo, ela fez questão de registrar todos os momentos. Seria uma despedida?
O fato chocou a cidade. Em frente ao hospital, centenas de curiosos que chegavam em busca de informações.
Enquanto isso, equipes de médicos e enfermeiros, ainda tentavam de todas as formas salvar a criança, mas os batimentos cardíacos já não respondiam aos estímulos.
Após a confirmação de ambos óbitos, o corpo foi conduzido até o necrotério do hospital São Joaquim, onde permaneceu por algumas horas até ser embalsamado.
No velório, muitas homenagens e total comoção. 

FELIZ 2015 PARA TODO MUNDO QUE NOS ACOMPANHOU EM 2014!!

FELIZ 2015 PARA TODO MUNDO QUE NOS ACOMPANHOU EM 2014!!

FILLIPE COMEMORA FORMATURA

FILLIPE COMEMORA FORMATURA
O jovem Paulo Fillipe comemorou ao lado de seus familiares sua formatura no curso de Letras. O almoço regado a comida na chapa, aconteceu no dia 29/11 no tradicional restaurante "Toc Toc" do empresário Carlos " Toc Toc".
— com Adriana Pompeu e outras 6 pessoas.

MOCAJUBENSE, CAMPEÃO MUNDIAL DE BOXE.

Na noite de ontem no centro de convenções do hangar em Belém, o mocajubense Isaac Rodrigues, sagrou-se como o primeiro paraense Campeão mundial de Boxe. Parabéns pra ele.
Curtir ·  · 

VEJA COMO SER DO NORTE DO PAÍS É DIFÍCIL.

VEJA COMO SER DO NORTE DO PAÍS É DIFÍCIL.
Mais um motivo de comemoração para os mocajubenses. Dia 5 de dezembro no centro de convenções do hangar, Tadeu Pantoja de mocajuba, venceu seu oponente Luis Eduardo no quarto round, em luta preliminar ao título mundial, vencido pelo também mocajubense Isaac Rodrigues. Quando não está lutando/treinando, Tadeu Pantoja trabalha na policia municipal de mocajuba. Pra quem não sabe, o lutador mocajubense, é detentor de 2 cinturões, sendo Campeão Brasileiro 2011 Super Mosca-53k e um Latino Americano 2012.
Tadeu Pantoja já está em preparação pra disputar o quarto cinturão latino americano que ainda será marcado para 2015.. E mesmo assim, vemos pouca divulgação. # Força Campeão, nós torcemos por você.
 — comMocajuba Linda e outras 6 pessoas.

FORMATURA NA ESCOLA SÍTIO DO PICA PAU AMARELO

FORMATURA NA ESCOLA SÍTIO DO PICA PAU AMARELO
A turminha do jardim 2 ABC composta de 9 alunos, colou grau dia 12/12. A solenidade aconteceu na quadra da escola Imaculada Conceição. Os formandos estavam lindamente trajados nas cores verde amarelo. Um luxo!
— com Nádia Gaia e outras 13 pessoas.