Este site é pessoal e tem o foco principal, nas notícias e fatos de interesse de nosso povo e das nossas coisas. Então, significa que não temos equipe e nem tempo para informar tudo o que acontece em Baião e região, ficando ao nosso critério divulgar as informações mais relevantes.
"Vote na enquete, assista os vídeos, deixe seu comentário e divirta-se."

sexta-feira, 20 de maio de 2016

SERVIDORES DA SAÚDE FAZEM EM GREVE



SERVIDORES DA SAÚDE FAZEM EM GREVE
fazem manifestação em Belém agora de manhã.

DIVULGADO EDITAL DO CONCURSO DA PM/PA

Polícia Militar divulga edital com 2.000 vagas (Foto: Agência Pará)
A Polícia Militar do Estado do Pará (PMPA) divulgou nesta sexta-feira (20), no Diário Oficial do Estado, o edital de seu concurso público destinado à admissão ao curso de Formação de Praças da Polícia Militar do Estado do Pará - CFP/PM/2016.
O número de vagas a ser preenchido, após o resultado final de todas as etapas previstas, será de 2.000 (duas mil) vagas, sendo 1.800 (um mil e oitocentas) para o sexo masculino e 200 (duzentas) para o sexo feminino, considerando a especificidade do exercício das atividades policiais militares.
O candidato deverá realizar sua inscrição via Internet, pelo endereço eletrônico, no período entre às 10h do dia 24 de maio de 2016 e às 23h59 do dia 23 de junho de 2016, observado o horário de Belém/PA. O valor da taxa de inscrição é de R$ 70
O concurso será executado pela Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp) de apoio à Universidade Federal do Pará, responsável por todas as etapas, exceto a etapa de Investigação de Antecedentes Pessoais, que será realizada pela Polícia Militar do Pará.
Mais informações serão disponiblizadas no site da Fadesp
EXIGÊNCIAS PARA AS INSCRIÇÕES
Para inscrição no concurso o candidato deverá preencher as seguintes condições: a. Ser brasileiro; b. Ter idade mínima de 18 (dezoito) anos na data de matrícula no curso e máxima de 30 (trinta) anos no último dia de inscrição no concurso; c. Ter concluído o Ensino Médio até a data de matrícula no Curso de Formação de Praças da PMPA; d. Provar o cumprimento das obrigações eleitorais e militares; e. Estar em pleno exercício dos direitos políticos; f. Gozar de saúde física e mental;g . Não haver sido condenado criminalmente por sentença judicial transitada em julgado ou sofrido sanção administrativa impeditivado exercício de cargo público; h. Ter altura mínima de 1,65 m (um metro e sessenta e cincocentímetros), se for do sexo masculino, e de 1,60 m (um metro e sessenta centímetros), se for do sexo feminino ;i. Ter reputação ilibada na vida pública e privada e comportamento social compatível com o exercício do cargo policial militar; j. Ter sido licenciado da organização militar a que serviu, no mínimo, no comportamento bom, se for o caso; k. Ser habilitado para conduzir veículo automotor, possuidor da Carteira Nacional de Habilitação, categoria B. l. Declarar concordância com todos os termos do edital; m. Pagar a taxa de inscrição;
A seleção para ingresso no curso de Formação de Praças da PMPA será realizada em quatro municípios: Belém, Santarém, Marabá e Altamira e compreenderá as seguintes etapas:
1ª ETAPA – prova de conhecimentos, em nível de ensino médio, constituído de prova com questões objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, para todos os candidatos. Esta etapa será realizada na data provável do dia 31 de julho de 2016, das 08h às 12h, horário de Belém.
2ª ETAPA – Avaliação de Saúde, de caráter eliminatório, a qual será realizada em data, horário e local que serão divulgados posteriormente em edital de convocação;
3ª ETAPA – Teste de Avaliação Física, de caráter eliminatório,o qual será realizado em data, horário e local que serão divulgados posteriormente em edital de convocação, no período provável conforme anexo II deste Edital.
4ª ETAPA – Avaliação Psicológica, de caráter eliminatório, oqual será realizado em data, horário e local que serão divulgados posteriormente a ser divulgado em edital. Fonte: DOL-  http://www.diarioonline.com.br/noticias/concursos-&-empregos/noticia-368570-.html

quinta-feira, 19 de maio de 2016

ICATEL TELECOM INAUGURA NOVAS INSTALAÇÕES



Um grande acontecimento marcou o mês de Maio deste ano. 

A inauguração das novas e modernas instalações do primeiro provedor de Internet de Baião, com ambiente climatizado para atendimento exclusivo aos clientes.


 Em junho de 2006 vendo a necessidade, a carência e a oportunidade de fazer negócios no município, e um fã da Web, surge a ideia de implantar um sistema que distribuísse internet aos baionenses.
Começa então a jornada para se implantar um negócio moderno em uma cidade que ainda engatinhava nestas tecnologias. 
 A partir da implantação da primeira torre na Av. Levindo Rocha, começa a tomar corpo o sonho. Com a aprovação dos usuários e o interesse de novos assinantes, a empresa cresce e começa implantar várias torres para atender um público ainda maior, sempre primando pela qualidade dos serviços.
ICATEL TELECOM INAUGURA NOVAS INSTALAÇÕES

Hoje 10 anos se passaram e a Icatel Telecom com licenciamento da Anatel, torna-se a líder do segmento, atendendo parte dos baionenses e chegando em outros municípios.
Icatel Telecom uma história de muito trabalho para construir um sonho.
Obrigado aos nossos clientes, amigos e familiares que nos ajudaram a construir o maior Provedor de Internet de Baião.
Venha conhecer as nossas instalações que estão localizadas na Av. Levindo Rocha, próximo ao Laboratório João Batista e do Restaurante Toc-Toc, etc...

SERVIDORES DA SAÚDE PARALISAM ATIVIDADES

Servidores da Saúde paralisam atividades (Foto: Divulgação)
Os servidores da rede pública de Saúde do Pará lotados em Belém suspenderam as atividades nesta quinta-feira (19), durante uma mobilização cobrando uma série de reivindicações. O ato paralisa parcialmente o atendimento em diversas unidades de saúde, incluindo o Hospital Ophir Loyola e a Santa Casa de Misericórdia.
Os servidores se concentram na Praça da República, no bairro da Campina, de onde deverão iniciar uma caminhada até o Centro Integrado de Governo (CIG), na avenida Nazaré, podendo ainda seguir para a Secretaria de Estado de Administração (Sead), na travessa do Chaco.
Eles cobram o reajuste salarial e pagamento da reposição salarial, além de melhores condições de trabalho. Eles afirmam a área da Saúde está sucateada no Estado, com diveras irregularidades, como o caso do desabamento de parte do forro do hospital Ophir Loyola sobre uma funcionária do local, e casos de servidores que não possuem equipamentos e condições de higiene para atender pacientes com HIV ou tuberculose, muitas vezes contraindo das doenças.
Além da mobilização principal, os servidores da Santa Casa realizam um segundo ato, em frente ao hospital. “Decidimos ficar aqui para garantir a visibilidade ao movimento no hospital. Para que as pessoas não pensem que a Santa Casa está funcionando normalmente. Não está. Estamos abandonados”, afirmou Flávio Roberto, presidente da Associação de Servidores do local.
Segundo ele, a categoria entrou em greve por tempo indeterminado, suspendendo o atendimento no ambulatório e a realização de consultas e exames. Apenas casos de emergência e os pacientes que já estão internados no local receberão atenção dos servidores.
“Eles dizem que não negociam com grevistas, mas se não grevarmos eles não nos recebem. Vamos ter que jogar duro também. Já tentamos várias reuniões com a Sead, mas fomos ignorados. Agora eles vão ter que nos procurar aqui com uma proposta aceitável para ter negociação outra vez”, completou.
(DOL)

Droga sintética preocupa pais e professores



Droga sintética preocupa pais e professores (Foto: reprodução)

Uma droga sintética conhecida como "docinho" está se revelando um perigo nas proximidades e dentro de escolas. Em Manaus (AM), relatos em grupos de redes sociais dão conta que a droga está circulando na capital.
Nesta quarta-feira (18), esses mesmos relatos também começaram a circular através das redes sociais, alertando sobre o uso do entorpecente nas escolas de Belém e Ananindeua.
A mensagem afirma que pais e professores estão preocupados, devido à facilidade de acesso e aquisição.
O "docinho" é uma droga sintética similar ao LSD, frequentemente associado e vendido em festas eletrônicas, e dissolve debaixo da língua.
O nome do entorpecente é devido ao formato de bombom e suas cores bastante vibrantes. 
INVESTIGAÇÃO
De acordo com a Polícia Civil, até o momento, não existe nenhum procedimento ou investigação pela Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) sobre esta droga, se está ou não circulando nas escolas. Por outro lado, afirma que esse e outros tipos de entorpecentes são bastante distribuídos em festas.
DOL também entrou em contato com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), secretarias de Educação de Belém, Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Estado do Pará (Sintepp) e Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) e aguarda retorno.
Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Educação de Ananindeua (Semed) informa que já "possui conhecimento sobre esta variação de droga e a partir da próxima segunda-feira, 23, iniciará em todos os espaços de educação uma campanha de prevenção a drogas licitas e ilícitas"
A Semed informa que "desde 2013 realiza trabalhos preventivos desta espécie por meio de palestras nas escolas, formações de professores e programas educativos como o Proerd (Programa Educacional de Resistência as Drogas) da Secretaria Estadual de Segurança Pública". 
Fonte: DOL http://www.diarioonline.com.br/noticias/policia/noticia-368436-.html

COLAÇÃO PEDAGOGIA 2010 - UFPA

COLAÇÃO PEDAGOGIA 2010 - UFPA
Com a festa se aproximando, cresce a expectativa e a emoção.
Os convites já estão pronto são criativos e bonitos, e foram produzidos pela "Gráfica Valente" do baionense Rui Brito. Fotos via celular: Paulo Menezes.

quarta-feira, 18 de maio de 2016

SUSPENSA GREVE NA EDUCAÇÃO EM BAIÃO

GREVE NA EDUCAÇÃO EM BAIÃO
Será suspensa a partir desta segunda-feira,16, como havia sido anunciado previamente pelo Sintepp Baiao que com a aprovação do PCCR pela Câmara municipal do município, o movimento teria sua suspensão imediata. Na sessão de sexta-feira,13, os vereadores aprovaram por unanimidade o projeto de lei que agora foi enviado ao executivo municipal para sanção, com isso segundo o sindicato a greve estará suspensa a partir de 16/05 com retorno normal das aulas, porém, a categoria continua em "estado de greve", aguardando a publicação da lei. Foram 10 votos a favor pela aprovação.

Ministro do STF libera ação que pede abertura de impeachment de Temer

O ministro Marco Aurélio Mello, doSupremo Tribunal Federal (STF), liberou para julgamento no plenário da Corte a ação que pede a abertura de processo de impeachment contra o presidente da República em exercício,Michel Temer, por crime de responsabilidade.
No começo do mês passado, Marco Aurélio concedeu uma liminar determinando a instalação de uma comissão especial para analisar o pedido de impeachment de Temer nos moldes do que ocorreu com a presidente afastada, Dilma Rousseff.
Agora, caberá ao presidente do Supremo, ministro Ricardo Lewandowski, marcar uma data para o julgamento do caso.
A decisão de Marco Aurélio foi tomada após pedido do advogado Mariel Marley Marra contra decisão do presidente afastado da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), tomada em 5 de janeiro, que rejeitou abrir processo por entender que não havia indício de crime.
Decretos
Na ação judicial, o advogado autor do pedido de impeachment argumentou que Temer cometeu o mesmo ato de Dilma ao assinar decretos que abriram créditos suplementares sem autorização doCongresso, incompatíveis com a meta de resultado primário.
A assinatura dos decretos é um dos pontos que embasaram o pedido de afastamento de Dilma protocolado pelos juristas Miguel Reale Jr, Hélio Bicudo e Janaina Paschoal.
Na ocasião, Mariel Marley Marra também havia solicitado ao Supremo a suspensão do processo de impeachment de Dilma para que o processo de Temer fosse anexado ao da petista. Marco Aurélio, entretanto, havia negado esse ponto.
Parecer da PGR
Depois de ordenar que a Câmara instaurasse a comissão especial para analisar o pedido de impeachment de Temer, Marco Aurélio Mello notificou todos os envolvidos para que opinassem sobre o tema, e o Supremo pudesse julgar definitivamente o caso.
Na semana passada, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, enviou parecer ao STF no qual ponderou que, na opinião dele, não houve ilegalidade por parte de Eduardo Cunhano momento em que o peemedebista rejeitou o pedido de impeachment de Temer. Por conta deste entendimento, o chefe do Ministério Público defendeu que a liminar concedida por Marco Aurélio Mello fosse cassada.
"Assim, nos limites estabelecidos para a apreciação dos atos do Congresso Nacional pelo Poder Judiciário, não se verifica violação de norma constitucional ou conduta abusiva por parte do impetrado. Ante o exposto, opina a Procuradoria-Geral da República pela denegação da segurança, cassada a liminar anteriormente concedida", diz Janot no parecer.
Em seu parecer, Janot lembrou que Eduardo Cunha explicitou que negou o pedido sobre Michel Temer porque os decretos foram assinados pelo vice-presidente antes da mudança da meta de resultado primário.
"O Presidente da Câmara dos Deputados, ao apreciar os decretos não numerados de responsabilidade da Presidente da República e do Vice-Presidente da República, adotou os mesmos critérios em ambos os casos, e o resultado oposto em uma e outra, a primeira com acolhimento da denúncia e a segunda com a declaração de inépcia, decorre do marco cronológico adotado pelo Congresso Nacional para reconhecer o descumprimento da meta fiscal", afirmou o procurador.
Segundo Janot, quando o governo mudou a meta de responsabilidade fiscal deveria ter observado o cumprimento da meta. Embora ele não cite diretamente o caso da presidenteDilma Rousseff, o procurador afirma que o governo deveria ter observado a meta. Foi a primeira manifestação de Janot sobre possível irregularidade por parte da presidente na assinatura de decretos.
Fonte:http://g1.globo.com/politica/processo-de-impeachment-de-dilma/noticia/2016/05/ministro-do-stf-libera-acao-que-pede-abertura-de-impeachment-de-temer.html?utm_source=facebook&utm_medium=share-bar-desktop&utm_campaign=share-bar

Araceli vive na memória de irmão: 'Todos os dias da vida. COMBATE A EXPLORAÇÃO SEXUAL

Menina capixaba foi raptada, estuprada e morta em 1973, quando tinha 8 anos. Em homenagem a ela, 18 de maio é o Dia de Combate a Exploração Sexual de Crianças.
http://glo.bo/1TnwqkG ‪#‎G1‬
 Matéria completa em :
http://g1.globo.com/espirito-santo/noticia/2016/05/araceli-vive-na-memoria-de-irmao-todos-os-dias-da-vida-lembro-dela.html?utm_source=facebook&utm_medium=social&utm_campaign=g1