Este site é pessoal e tem o foco principal, nas notícias e fatos de interesse de nosso povo e das nossas coisas. Então, significa que não temos equipe e nem tempo para informar tudo o que acontece em Baião e região, ficando ao nosso critério divulgar as informações mais relevantes.
"Vote na enquete, assista os vídeos, deixe seu comentário e divirta-se."

quarta-feira, 10 de junho de 2015

UFPA CANCELA ETAPA DO PARFOR APÓS CORTE DE VERBAS

Esclarecimentos sobre a suspensão da etapa
A Universidade Federal do Pará (UFPA) precisou, pela primeira vez em cinco anos, suspender temporariamente as atividades do Plano Nacional de Formação de Professores (Parfor) em função da não liberação de recursos por parte do Ministério da Educação (MEC) para o desenvolvimento do plano. A medida atinge 13 mil professores da educação básica em formação, que vão ficar sem aulas em julho de 2015. A expectativa é que as aulas e demais atividades sejam normalizados na próxima etapa intensiva, que acontecerá em janeiro de 2016.
A coordenação do Parfor esclarece que a medida não significa a extinção do programa. “Isso implica, no máximo, no atraso de um semestre na conclusão do curso, o programa terá continuidade. Os professores em formação têm o direito garantido de concluir o curso, pois são alunos da UFPA”, esclarece a professora Dra Josenilda Maués, coordenadora adjunta do Parfor UFPA.
Diante da situação, a coordenação considera importante esclarecer as seguintes questões:
1) Bolsa docente: o benefício referente ao mês de maio está disponível desde o dia 10 de junho e não será comprometido pela falta de recursos. O recurso destinado às bolsas não é o mesmo utilizado para o custeio da etapa com diárias, passagens e material impresso, por exemplo.
2) Novas turmas: as novas turmas, que foram devidamente habilitadas junto ao CIAC/UFPA também não serão comprometidas e devem ter início em janeiro/2016.
3) Atividades: caso os recursos sejam liberados ainda durante o período da etapa, algumas atividades como orientação e defesa de TCC, estágio e reoferta podem ser realizadas.
O PARFOR/UFPA conta com 265 turmas em andamento, acrescida de 62 novas turmas que teriam início nesta etapa, o que envolve um deslocamento de mais de 13 mil professores-alunos dos mais distantes lugares deste Estado para os polos onde acontecem as ações de formação.
De acordo com a coordenação, a realização de uma etapa não se faz sem o tempo hábil e necessário para providências tais como aquelas ligadas à solicitação e concessão de diárias, passagens e logística de material impresso.
Esta é uma situação que não atinge somente a Universidade Federal do Pará e não se vincula a nenhuma questão interna ou particular à UFPA. A coordenação do programa fica na expectativa que a questão da transferência de recursos financeiros seja resolvida para a continuidade do programa, reconhecidamente exitoso.
Nesta quarta-feira (10), o coordenador geral do Parfor UFPA, prof. Dr Márcio Nascimento, encontra-se em reunião técnica junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e demais gestores do programa em todo o Brasil discutindo sobre o programa. Na reunião foram sinalizados cortes de 30% nas bolsas e 24% no custeio do Parfor (pagamento de diárias e passagens).
Parfor/UFPA Comunica Suspensão de Etapa (julho/agosto de 2015)
Mais detalhes acessem:

http://g1.globo.com/pa/para/noticia/2015/06/ufpa-cancela-etapa-do-parfor-apos-corte-de-verbas.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vindo deixe aqui seu comentário!