Este site é pessoal e tem o foco principal, nas notícias e fatos de interesse de nosso povo e das nossas coisas. Então, significa que não temos equipe e nem tempo para informar tudo o que acontece em Baião e região, ficando ao nosso critério divulgar as informações mais relevantes.
"Vote na enquete, assista os vídeos, deixe seu comentário e divirta-se."

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

NOVO "BOOM" DA PIMENTA DO REINO EM BAIÃO

PIMENTA DO REINO EM ALTA
Trazido pelos ido dos anos 80, pelo padre Tiago, a cultura da
pimenta do reino floresceu muito em Baião.

A secagem da Pimenta, se dá em encerrado, e é muito comum isto acontecer pelas ruas da cidade.


Depois de um tempo de prosperidade, aconteceu o declínio, com a proliferação de doenças e o início da produção de pimenta, de pais do leste asiático, que começaram investir pesado na cultura.
Plantação dentro da cidade no bairro novo



Nos anos 90 até o início dos anos 2000, outro grande momento da especiaria, foi vivido pelos produtores local, porém, novamente a "tal" da "Fusariose", atacou de novo, levando milhares de  pequenos produtores a falência,
Embarque das sacas com pimenta do reino, com destino a capital.



que ficaram devendo horrores ao Banco da Amazônia e tiveram suas plantações dizimadas pela doença. Neste período, município de Baião chegou a se tornar um dos maiores produtores do produto, rivalizando com países como, Índia, Indonésia, Vietnã, etc...
 A partir de 2010, começa novamente outra corrida, onde milhares de agricultores acreditando na possibilidade de se ganhar dinheiro, passam a investir  na cultura, chegando hoje ao preço de R$ 29,00 reais o quilo, com isso, explodiram os preços de tudo, começando pela estaca, que é usada para sustentação da planta, que hoje custa mais de R$ 8,00 a unidade.
Plantação pujante em início de colheita.


A pimenta do reino é um sucesso em Baião, devido o solo ser apropriado para a planta, e também que o povo tem conhecimento e trata do produto como uma cultura tradicional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vindo deixe aqui seu comentário!